Como parte das comemorações dos 100 anos de história da BMW, as marcas que pertencem ao grupo estão ganhando conceitos que mostram a visão da fabricante para os próximos 100 anos. Primeiro foi revelado o conceito da BMW e, hoje (16), foi apresentado em Londres o protótipo da luxuosa Rolls-Royce.
LEIA MAIS:
>> BMW comemora seu 100º aniversário com conceito autônomo
>> Volkswagen confirma produção do conceito Budd-e
>> BMW volta ao passado com o belíssimo conceito 2002 Hommage
Assim como o BMW e o Mini, o protótipo da Rolls-Royce também se chama Vision Next 100, porém ele ainda tem o codinome 103EX. E aqui vale um adendo: o modelo é o primeiro conceito da Rolls-Royce em mais de 110 anos de fundação da luxuosa fabricante. Com medidas de 5,9 metros de comprimento e 1,6 metros de altura, ele tem clara inspiração nos modelos mais antigos da marca, caracterizados pelo longo capô, grade dianteira vertical e cabine recuada. Chama a atenção as enormes rodas de 28 polegadas que ficam cobertas por extensores dos para-lamas e o espaço para colocar as bagagens atrás das rodas dianteiras. Destaque também é a estatueta Spirit of Ecstasy (com iluminação interna), além da pintura de água de cristal.
Por dentro, a cabine não tem volante e sim uma grande central com tela oled, responsável por todos os comandos do veículo, funcionando como um assistente virtual, capaz de aprender as preferências do proprietário, além de aconselhar sobre viagens e pontos de interesse. Com isso, não há a opção de dirigir o carro o modelo, pois ele será totalmente autônomo.
Ou seja, é só se acomodar no banco inteiriço, relaxar e apreciar o interior de desenho limpo com acabamento de couro, madeira, janela panorâmica, bem como o relógio analógico ao centro. Quando os ocupantes saem do veículo, teto e as portas (com guarda-chuvas integrados) se abrem, projetando uma iluminação vermelha no chão, como se fosse um tapete vermelho.
Atualmente os modelos da Rolls-Royce já são exclusivos, mas a marca promete melhorar isso para o futuro, já que a distância entre eixos, o acabamento e o próprio desenho do carro poderá ser personalizado ao gosto do cliente. No entanto, será comum a todos os modelos o chassi e os dois motores elétricos de 250 kw (340 cv cada) – um alocado no eixo dianteiro e o outro no traseiro. Abaixo, confira o vídeo com os detalhes do conceito: