Clique e assine por apenas 8,90/mês

Rio de Janeiro aprova projeto de lei para acabar com vistoria obrigatória

Segundo a proposta, dono do carro poderá fazer uma "autodeclaração" de que o veículo tem condições de trafegar para tirar o licenciamento

Por Thais Villaça - 14 dez 2018, 17h57
Inspeção para quê? Motoristas do RJ poderão autodeclarar que seu veículo está apto a rodar Renato Pizzutto/Quatro Rodas

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de vistoria feita nos postos do Detran.

O licenciamento poderá ser feito por meio de uma autodeclaração no site do órgão de trânsito, pela qual o proprietário do veículo afirmará que ele está em perfeitas condições de trafegar em relação à segurança veicular e ambiental.

Caso a informação relatada não seja verdadeira, o responsável poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.

A proposta dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT) e Zaqueu Teixeira (PSD) ainda precisa passar pela aprovação do governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a medida.

O licenciamento, porém, não dispensa da vistoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) os veículos com kit de Gás Natural Veicular (GNV).

A legislação não inclui os veículos de transporte escolar, de cargas, de transporte coletivo de passageiros e o veículo rodoviário de passageiros, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Continua após a publicidade
Publicidade