Se tem algo que parece não sentir o efeito da crise no Brasil, é o segmento dos SUVs. Pelo contrário: a briga tem ficado cada vez mais acirrada. Lançados em março deste ano, os novatos Honda HR-V e Jeep Renegade disputam a liderança mês a mês – mas, pela primeira vez, o topo do ranking ficou com Jeep. Já os veteranos Ford EcoSport e Renault Duster tornaram-se meros coadjuvantes.
Com 5 623 unidades emplacadas em outubro, o Renegade enfim ultrapassou o até então líder do segmento, HR-V, que fechou o mês com 5 448 (175 a menos). Bem atrás ficaram Duster (3 053) e EcoSport (2 333). Quando são considerados os números acumulados de 2015, o HR-V permanece na liderança, com 38 631, seguido por Duster (que acaba de tomar o segundo lugar, com 28 724), EcoSport (28 689) e Renegade (26 134). Vale lembrar que o Honda começou a ser vendido no Brasil no final de março, enquanto o Jeep chegou às lojas apenas em abril.
Tal cenário fez com que Ford EcoSport e Renault Duster, que até o ano passado brigavam pelo primeiro lugar do segmento, procurassem medidas para se manterem atraentes. O Renault apostou suas fichas em uma reestilização no último mês de abril, enquanto o Ford ganhou uma inédita configuração 1.6 com câmbio automatizado Powershift. Nenhuma ação, porém, parece ter surtido grandes efeitos até agora.
Emplacamentos de SUVs / outubro 2015:
1 – Jeep Renegade = 5 623
2 – Honda HR-V = 5 448
3 – Renault Duster = 3 053
4 – Ford EcoSport = 2 333
5 – Chevrolet Tracker = 1 074
6 – Hyundai ix35 = 877
7 – Peugeot 2008 = 717
Acumulado de 2015 / janeiro a outubro:
1 – Honda HR-V = 38 631
2 – Renault Duster = 28 724
3 – Ford EcoSport = 28 689
4 – Jeep Renegade = 26 134
5 – Hyundai ix35 = 12 521
6 – Hyundai Tucson = 9 601
7 – Chevrolet Tracker = 8 485
LEIA MAIS
– Onix lidera vendas pelo 3º mês consecutivo; HB20 sobe, e Gol se recupera
– Com isenção de impostos, carros elétricos poderão custar até 30% menos
– 10 cuidados que é preciso ter ao sair para comprar um carro