Preciosidades sobre rodas não faltam em leilões por valores exorbitantes. Mas este Porsche 911 Carrera RSR 1993 é uma mosca branca de olhos verdes. Principalmente porque trata-se de um veículo praticamente novo, marcando apenas 10 km no hodômetro. Isso mesmo: dez quilômetros.
Além da baixíssima quilometragem, outro detalhe surpreendente faz este Porsche ser ainda mais valioso: o estado absolutamente original – a pintura ostenta a cera protetora aplicada ainda na linha de montagem!
O RSR era uma versão preparada para uso em pista do 911 vendido de 1989 a 1994, também conhecido pelo código 964. Pense em algo como um 911 GT3 RS na linha atual do esportivo alemão.
O motor 3.8 boxer naturalmente aspirado entregava 350 cv, suficientes para fazê-lo acelerar de 0 a 96 km/h em 3,7 segundos – mais rápido do que uma Ferrari F40, o grande mito da época.
Não bastava ser milionário para comprar um RSR. Apenas clientes VIPs da marca podiam se habilitar a levar um para casa. Isso explica o fato de apenas 51 unidades terem sido produzidas de forma única e artesanal.
O exemplar a ser leiloado tinha carroceria prata com interior totalmente vermelho e foi fabricado em 1993. Por ser um veículo concebido para uso em pistas, o RSR dispensava vários equipamentos em nome do baixo peso, incluindo maçanetas internas e puxadores de porta.
A RM Sotheby’s não tem um valor estimado de venda para o RSR, mas, por ser um veículo bastante raro de se ver por aí, não é difícil imaginar que o leilão a ser realizado no dia 27 de maio atingirá cifras astronômicas – com um pouco de sorte, parecido com os valores dos 12 carros mais caros já vendidos em leilões.