Raríssimo Aston Martin DBS V8 Sotheby Special irá a leilão
Guardado por 40 anos, modelo pode ser arrematado por 120 mil libras
Existem modelos que até os fãs mais fervorosos de algumas marcas desconhecem. Um bom exemplo é o Aston Martin DBS V8 Sotheby Special, carro apresentado no Salão de Genebra de 1972 que teve apenas três unidades produzidas. Pois bem: um desses exemplares foi encontrado e será leiloado no dia 14 de outubro pela H&H Classics em Duxford, região de Oxfordshire (Inglaterra).
Este exemplar foi concebido apenas para demonstração, ou seja, nunca foi registrado para as ruas – ao contrário dos outros dois. Depois de ter sido deixado de lado nas exibições, o veículo foi vendido e ficou guardado no mesmo galpão por 40 anos. O estado de conservação é ruim, o que indica a necessidade de uma grande restauração por parte do futuro comprador.
Baseado no DBS V8 convencional, o Sotheby Special tem como grande diferencial a carroceria em fibra de vidro. Outro item peculiar é um placa de metal situada na traseira com 22 cavidades para as luzes de freio. Quanto maior fosse a força aplicada no pedal pelo motorista, mais luzes se acenderiam.
No que diz respeito ao conjunto mecânico, o modelo é equipado com o motor 5.3 V8 naturalmente aspirado, oferecendo 315 cavalos de potência. Com tração traseira, o cupê também contava com transmissão manual de cinco velocidades.
Como está muito mal conservado, a H&H estima que o valor de arremate do DBS V8 Sotheby Special fique entre 100.000 e 120.000 libras esterlinas. Caso o carro estivesse em bom estado, o preço poderia ser bem superior. Uma das outras unidades, produzida sob encomenda por um entusiasta da marca e dotada de transmissão automática, já foi avaliada em 480.000 libras.
VEJA MAIS– Galeria: 100 anos de Aston Martin– Leilão tem clássicos da Ferrari e outros veículos históricos