Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quebra-sol inteligente promete não deixar o sol cegar seus olhos nunca

Sem evoluir durante décadas, quebra-sol enfim ganhou uma versão hi-tech apresentada pela empresa alemã Bosch

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 3 abr 2020, 16h03 - Publicado em 28 jan 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sistema projeta sombra na região dos olhos do motorista (Bosch/Divulgação)

    A Bosch criou um quebra-sol que bloqueia a luz com eficiência e somente na região onde é necessário.

    Publicidade

    O sistema consiste de uma tela LCD que controla a passagem da luz de modo seletivo. Para isso, ele conta com tem uma câmera que rastreia e acompanha os movimentos dos olhos do motorista.

    Publicidade
    Uma câmera rastreia a posição dos olhos do motoristas (Bosch/Divulgação)

    A tela LCD escurece uma área de sua superfície de tamanho suficiente para projetar sobra na região dos olhos motorista. A projeção da sombra é resultado da posição do motorista e da direção com que a luz incide no para-brisas.

    Qualquer mudança na posição do motorista ou na incidência solar é detectada, provocando o ajuste da área escurecida da tela.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    O quebra-sol tradicional tem como efeito colateral a obstrução da visão do motorista (Bosch/Divulgação)

    A parte da tela que não precisa ser escurecida permanece transparente favorecendo a visibilidade.

    Essa invenção aperfeiçoa um dispositivo que estava esquecido pela indústria. Os primeiros quebra-sóis surgiram cerca de 20 anos depois dos primeiros para-brisas, no início do Século 20, segundo a Wikipedia.

    Publicidade

    No início, eles eram externos, como os que se veem ainda hoje nos caminhões, que contam com dois quebra-sóis: interno e externo.

    A tela LCD permite enxergar através do quebra-sol (Bosch/Divulgação)

    Depois que os quebra-sóis foram incorporados à cabine, eles ganharam melhorias: tornaram-se basculantes (para proteger o sol lateral) e receberam acessórios (prendedores de documentos, espelhos e iluminação).

    Publicidade

    Sua função principal, bloquear a incidência da luz solar, porém, sempre foi cumprida com deficiências. Além de deixar escapar áreas desprotegidas, os para-sóis ainda atrapalham a visão em alguns momentos.

    Agora, o sistema da Bosch não tem espelho e porta-documentos mas é capaz de bloquear a luz com eficiência sem obstruir o campo de visão do motorista.

    Publicidade

    O Virtual Visor foi apresentado recentemente na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos e pode estar nos veículos sem mais demora, uma vez que sua instalação é simples, segundo a Bosch.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.