Depois de passar por uma plástica geral, a Mitsubishi L200 Triton tem tudo para se tornar uma da picapes mais cobiçadas do segmento. A boa notícia é que o modelo está programado para chegar ao Brasil no fim de 2020.
Como nós somos ansiosos, não conseguimos esperar até lá: fomos para a Austrália experimentar com exclusividade a nova L200 e poder contar aos nossos leitores como roda a novidade – e se vale a pena aguardar mais um ano, pelo menos, para tê-la em sua garagem.
Além de aderir à nova identidade visual da marca, que a deixou muito mais atraente, a picape ganhou câmbio de seis marchas, sistema de tração aprimorado, pacote de equipamentos de tecnologia e segurança recheados…
Quer saber mais? Corra para a banca mais próxima e garanta sua edição de fevereiro!
Outra exclusividade que passou pelas nossas mãos foi o HB20 Motorsport, versão de competição do hatch que marca a entrada da Hyundai no automobilismo nacional.
O modelo, que foi um dos principais chamarizes da fabricante no Salão do Automóvel, em novembro, recebeu uma preparação para deixá-lo mais arisco nas pistas.
No calor saariano deste verão, que tal conhecer mais a fundo três opções de conversíveis: Audi TT Roadster, Chevrolet Camaro e Mini Cooper Cabrio? São esportivos com propostas – e preços – diferentes, mas que visam o mesmo objetivo, deixar o motorista desfilar com os cabelos ao vento.
Também reunimos os melhores carros do Brasil em cada categoria. Lá você encontra o mais barato, o mais tecnológico, o mais seguro…
Acompanhe ainda o desmonte do Jeep Compass. Como será que o campeão de vendas entre os SUVs no país se saiu após rodar 60.000 km em um ano e cinco meses?
Confira ainda:
BMW M5: Nova geração do alemão está mais violenta e confortável ao mesmo tempo
Esportivos discretos: Ka 1.5, Etios 1.5, HB20 1.6 e Up! 1.0 parecem inofensivos, mas mostram destreza nas pistas
RAM 1500: Picape nervosa chega no ano que vem com a missão de inaugurar um segmento e tornar a marca mais conhecida no mercado brasileiro
Rolls-Royce Cullinan: SUV é o supra-sumo do luxo e do conforto, mas cobra (bem caro!) para entregar tudo isso
E MAIS: Correio Técnico, Via Expressa, Produtos para Carro, Clássicos, Novas Tecnologias, Jeremy Clarkson, Ranking de Testes, Top Ten…
Carta ao leitor
Certezas da vida
“Convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” A frase de Friedrich Nietzsche combina com rara perfeição com algumas críticas de leitores que eu costumo receber.
Uma delas é que a QUATRO RODAS não é muito diferente das revistas e sites concorrentes porque publicamos mais ou menos os mesmos carros que os demais. Será?
Realmente é fato que as montadoras, quando apresentam seus lançamentos, costumam ceder aos jornalistas especializados os mesmos modelos e ao mesmo tempo. No entanto, isso é só a ponta da iceberg.
O que os críticos não veem – ou não querem ver – é que só a avaliação (e não o teste de pista) de alguns carros iguais aos da concorrência não faz a QUATRO RODAS ser igual aos demais. E esta edição é outro bom argumento para tentar mudar mentes e corações dos que têm essa convicção.
A começar pela novidade da capa. Fomos até a Austrália só para conhecer a nova Mitsubishi L200 (pág. 48). O jornalista Marcello Oliveira teve de vasculhar as concessionárias locais até que uma o deixasse dirigir a picape e permitisse que o fotógrafo Vicente Schmitt fizesse as imagens exclusivas.
Quer mais exclusividade? O repórter Rodrigo Ribeiro foi o único do país a testar o Hyundai HB20 de corrida, o primeiro de uma linhagem desenvolvida pela Hyundai para dar início a uma nova categoria do automobilismo nacional (pág. 44).
Aliás, do mesmo Rodrigo veio uma pauta deliciosamente curiosa: o desconhecido mundo dos trens do Metrô de São Paulo (pág. 72). Antes que alguém diga que isso nada tem a ver com automóvel, convido-o a mudar de ideia quando descobrir que muitas das tecnologias que vemos nas ruas esses vagões já usavam nos trilhos fazia muito tempo.
Tenho certeza de que nossos críticos também não vão encontrar em outro lugar uma reportagem como a dos melhores carros fabricados no Brasil (pág. 60). O editor Paulo Campo Grande mergulhou em 78 modelos de 19 marcas para selecionar os campeões nacionais em 13 categorias. Lá tem o mais rápido, econômico, tecnológico, seguro, off-road… Tem até o mais brasileiro!
Nada, contudo, supera o tema “isso só tem na QUATRO RODAS” do que os testes de Longa Duração. Sempre pelas mãos do detalhista editor Péricles Malheiros. Responsável pela seção (que existe desde 1973), ele cuidou da autópsia do nosso Jeep Compass, desmontado peça por peça após rodar 60.000 km (pág. 78).
E não é demais lembrar: somos a única publicação do mundo que compra, faz a manutenção e desmonta o carro por conta própria, depois de avaliá-lo por mais de um ano, e sem o conhecimento do fabricante. Isso mesmo: nenhuma outra do mundo faz isso. Pode checar, eu garanto.
Esta, sim, é uma convicção que eu e toda a equipe da QUATRO RODAS sempre tivemos.
Zeca Chaves
Redator-chefe
zeca.chaves@abril.com.br