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Porsche 718 vai sair de linha na Europa por falta segurança… eletrônica

Nada de segurança em colisões: os Boxster e Cayman vão sair de linha na Europa por falta de segurança cibernética - assim como o Macan

Por Lucas Parente
31 mar 2024, 07h00

Com um sucessor elétrico praticamente pronto, a Porsche decidiu tirar de linha os modelos 718 Boxster e Cayman na Europa. A razão é a falta de segurança, mas não tem nada a ver com a estrutura ou a motorização dos seus carros.

Como aconteceu com o Porsche Macan a combustão, os dois menores esportivos da Porsche não cumprem mais os requisitos de segurança cibernética deliberados pela União Europeia com sua plataforma atual.

Porsche 718 Cayman
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

E, também exatamente como no Macan, a Porsche afirma que o custo para os modelos passarem a atender os requisitos necessários seria muito alto, portanto, não vale a pena para a marca.

Foi Oliver Hilger, porta-voz da Porsche, que confirmou ao Motor1 a descontinuação dos modelos na Europa. Porém, dois modelos não serão descontinuados pela empresa, são eles o GT4 RS e o Boxster RS Spyder.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Porsche 718 Cayman GT4 RS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ambos esportivos estão isentos dos novos regulamentos, já que a Porsche os fabrica em um número bem limitado. Diferente dos outros modelos, a atualização destes não será tão cara.

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Para efeito de comparação, a regularização do 718 Boxster e Cayman custaria metade do orçamento de desenvolvimento do novo Boxster elétrico. Portanto, a partir do ano que vem, quem busca estes modelos na Europa terá que se contentar com as variantes elétricas.

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Porsche 718 Boxster

Para a felicidade dos puristas, em outros continentes os dois carros continuarão sendo vendidos. O próprio Brasil, por exemplo, terá as versões a combustão convivendo com as elétricas, quando estiverem disponíveis. O mesmo vale para os EUA, onde os 718 somaram 4.526 unidades em 2023.

Apesar de parecer um grande problema, a descontinuação dos carros não irá afetar tanto o mercado da Porsche na Europa. Além disso, a Porsche tem até 1° de julho para vender os 718 Boxster e Cayman remanescentes por lá.

Porsche 718 Cayman

Novas leis cibernéticas

As novas regulamentações não são necessariamente leis da UE, mas dos regulamentos das ONU para proteger os carros contra possíveis hackers. A determinação foi anunciada em 2020 e, segundo a ONU, as novas medidas que devem ser implementadas são:

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  • Gerenciar riscos cibernéticos veiculares;
  • Proteger os veículos desde a concepção para diminuir os riscos ao longo da vida;
  • Detectar e responder a incidentes de segurança em toda a frota de veículos;
  • Fornecer atualizações de software seguras e protegidas e garantir que a segurança do veículo não seja comprometida, introduzindo uma base jurídica para as chamadas atualizações “Over-the-Air” (OTA) do software a bordo do veículo.

O acordo foi firmado por cerca de 54 países e, em todos eles, a Porsche não poderá vender mais modelos que não estão seguindo estes requisitos. O Brasil não está incluso nisso, portanto, nós poderemos ver por aqui ainda estes esportivos “desatualizados”.

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