Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Polícia do Texas utiliza Camaro “fantasma” para flagrar rachas e infrações

A intenção da força policial do condado de Harris é utilizar as viaturas difarçadas para diminuir mortalidade nas rodovias da região

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 11 jun 2021, 17h36 - Publicado em 11 jun 2021, 17h16
Cinco Chevrolet Camaros brancos com pintura fantasma
O condado de Harris, no Texas, conta com cinco Chevrolet Camaros com pinturas “fantasma” Reprodução/Internet

Viaturas policiais descaracterizadas não são nenhuma novidade. A maior parte das corporações pelo mundo utilizam carros sem identificação para que os agentes atuem sem detecção em locais sob influência do crime organizado ou em investigações. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Nos Estados Unidos, a força policial era caracterizada pela utilização de versões do Ford Crown Victoria. Portanto, ao observar um modelo desses na rua, o motorista evitaria qualquer tipo de delito, sabendo que do outro lado do volante estaria, provavelmente, um policial. 

Ford Crown Victoria policial visto de frente
Antigamente, a grande maioria da frota policial era composta pelo Ford Crown Victoria Divulgação/Ford

Agora ficou mais difícil identificar as viaturas, pelos menos no condado de Harris, no estado do Texas. A polícia local adotou carros que ganharam o apelido de “fantasmas”. Embora eles não sejam nenhuma novidade, entre as novas unidades estão cinco Chevrolet Camaro.

Imagens postadas nas redes sociais mostram o design quase imperceptível das novas viaturas. Elas são brancas, com detalhes pintados em um tom de cinza muito próximo ao branco, o que dificulta a identificação. Apenas quem se aproxima (bastante) consegue ler os dizeres “Sheriff” e “911” marcados nos Camaro. 

Chevrolet Camaro policial branco em estrada
As viaturas começaram a ser avistadas e geraram alvoroço nas redes sociais Reprodução/Internet

A intenção da força policial do condado de Harris é flagrar rachas e outras infrações de surpresa, enquanto elas estão ocorrendo. Com a nova pintura “fantasma”, as viaturas se misturam ao tráfego e ficam quase que irreconhecíveis, dando uma certa confiança aos infratores de que não há policiais por perto.

Continua após a publicidade

Como explica o portal Chron, a polícia do condado afirma que a finalidade das viaturas é “apoiar os múltiplos esforços para afastar os motoristas perigosos das ruas e para que possamos, no final das contas, nos livrar da duvidosa distinção de que a nossa região tem as estradas com maior número de mortes do país”. 

Apesar do desejo de serem extremamente discretos, os Camaro têm atraído muita atenção da população americana nas redes sociais. Isso não é exatamente ruim, porque deixa os infratores desconfiados e faz com que eles pensem duas vezes antes de cometer um delito. 

Mesmo assim, foram inúmeros posts de usuários avisando seus seguidores para tomarem cuidado porque “a polícia está utilizando carros com identificação fantasma”. Outros perfis reclamaram da atitude, argumentando ser uma medida ilegal por parte da força policial.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade