Ao sairmos para bares, restaurantes e afins é comum optarmos pela comodidade do serviço de valet oferecido pelo estabelecimento. Mas uma pesquisa realizada pela associação de defesa do consumidor Proteste, apontou que a maioria deixa o carro do cliente na rua, ou até mesmo em locais proibidos e em cima de calçadas.
O estudo analisou 20 botecos e restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, e revela que as empresas prestadoras deste serviço não informam aos motoristas sobre onde o carro será deixado, contrariando a prática que consta no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, as terceirizadas não possuem uma identificação padrão e bloqueiam ruas com cavaletes e cones, impedindo o trânsito de pedestres e veículos.
Os preços também não são informados de forma clara, tampouco se há cobertura de seguro contra roubo, incêndio, furto, colisão.. Já no recibo do cliente, nenhuma fornece os dados completos e obrigatórios como: nome, CNPJ, dia e horário, modelo e placa do veículo, local de estacionamento e informações adicionais de que a empresa se compromete em arcar com eventuais danos e prejuízos causados.