A preparadora ABT Sportsline é famosa por extrair potência e deixar mais agressivo o visual dos modelos da Volkswagen e Audi (Seat e Skoda também) desde 1973. O mais recente deles a ganhar uma atenção especial pela empresa alemã é a Passat Variant, que agora conta com sete opções de potência, entre motores a gasolina e diesel.
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Dentre as opções disponíveis, há o conhecido motor 1.4 TSI (que equipa o Golf e Audi A3 Sedan por aqui), que passou de 150 para 180 cv, enquanto o torque subiu de 25,5 para 29,5 mkgf. Há também a preparação para o 1.8 TSI, que foi de 180 para 210 cv e o torque de 25,5 elevado para 31,6 mkgf, enquanto que o 2.0 turbo de 220 e 280 cv, passou, respectivamente, para 290 e 336 cv de potência. Já o torque dessas duas versões mais potentes subiram de 35,7 para 42,8 mkgf. As versões com motor diesel oferecidas na Europa também têm upgrades, com destaque para o 2.0 TDI (240 cv e 51,1 mkgf), que chegou a 270 cv e colossais 55 mkgf de torque após a preparação.
Para combinar com esse aumento de potência, a ABT promoveu discretas mudanças visuais. Entre as alterações mais notáveis estão a grade pintada de preto com emblema da ABT, splitter frontal, capas dos retrovisores, saias laterais, defletor traseiro e quatro saídas de escape. Há ainda opções de rodas de 18, 20 ou 21 polegadas, barras estabilizadoras, além do conjunto de molas da ABT, rebaixada em 35 milímetros no eixo dianteiro e 30 mm no traseiro.