Com o recente crescimento do mercado de utilitários esportivos e o aumento da cota de 40 para 45 modelos elegíveis na pesquisa deste ano, esta categoria saltou de dois participantes (Duster e EcoSport) em 2014 para quatro (acréscimo de ix35 e Tucson). E os novatos da Hyundai já chegaram com tudo: conquistaram as duas primeiras posições e ainda cravaram uma pontuação bem maior que a dos dois concorrentes mais antigos. Embora a disputa tenha sido acirrada entre os dois coreanos, resultando numa diferença de apenas 0,9 ponto, o ix35 foi claramente superior quando analisamos a maioria das respostas dos motoristas. Dos 23 critérios que formam a nota geral, o campeão dos SUVs foi o melhor em 16, contra apenas cinco do Tucson, três do Duster e um do EcoSport. Essas vitórias vieram em rapidez de arranque (100,2), design (99,6), espaço interno (99), visibilidade (97,5), confiabilidade do fabricante (96,6), nível de equipamentos de série (95,8) e facilidade de ultrapassagem (95,7), entre outros. De negativo, muito pouco: apenas preço de seguro (86,8) e durabilidade das peças (91,9), e ainda assim não foi o pior do segmento nesses dois quesitos.
“Antes dele, eu tinha um carro para viajar e outro para andar na cidade. Com o ix35, eu consigo combinar as duas coisas.” – Nestor Feltrin, 69, Farroupilha (RS).
2º: Hyundai Tucson = 95,0
Ao depurarmos os questionários do Tucson, encontramos uma situação curiosa. Nos pontos fortes ele tem avaliações bem altas e nos fracos, críticas muito pesadas. Nenhum outro foi superior em itens de segurança (96,7), acabamento (96,2) ou durabilidade das peças (94,9). Mas teve a pior pontuação em seguro (85,0), tamanho da rede (92), modernidade do projeto (92,8) e seguro (94,1).
3º: Renault Duster = 93,3
Campeão das últimas edições, agora ele não passou do terceiro lugar e ainda viu sua média despencar de 97,5 para 93,3. A explicação está em consumo rodoviário (86,1) e acesso aos comandos (90,6), os piores da categoria, além de consumo urbano (80,6) e preço de peças (84,7). Mas houve elogios, como porta-malas (101,9), espaço interno (98,1) e tamanho da rede autorizada (97,8).
4º: Ford EcoSport = 90,1
O Eco não foi só o lanterninha do seu grupo. Foi último colocado da lista geral de 36 modelos analisados. Ele recebeu críticas em diversos quesitos, que vão de preço de peças (75,5), consumo urbano (79,8) e valor de revenda (88,1) até acabamento interno (83,4) e estabilidade (88,6). Mas o Ford está longe de ser um mar de decepções: foi o melhor dos SUVs em modernidade do projeto (97,8).
– Os Eleitos 2015: a voz das ruas
– Picapes leves e Picapes médias