HATCHES MÉDIOS
Na edição anterior da pesquisa, o vencedor da categoria foi o Golf. Porém, como o hatch médio da Volkswagen não ficou entre os mais vendidos entre janeiro e março deste ano, acabou não se classificando para disputar Os Eleitos 2015. Desse modo, apenas o Focus ficou dentro do limite de 45 modelos mais vendidos do mercado. Esse já é um ponto a favor para o carro da Ford, atestando a preferência do público. No entanto, apesar da vitória na categoria, ele não agradou tanto quanto no ano passado. Sua nota caiu de 97,3 para 92,2, o que lhe deixou na rabeira da classificação geral da pesquisa – só não foi pior do que o EcoSport, com 90,1. Não custa lembrar, porém, que na nossa pesquisa as avaliações entre 100 e 80 pontos indicam que a expectativa do proprietário foi razoavelmente atendida. Portanto, o Focus manteve uma folga razoável do que seria uma avaliação negativa. Entre os itens que encantaram os entrevistados, está o fácil acesso aos comandos (99,1), o belo design (98,4) e o bom nível de equipamentos. Entre as críticas, destaque para preço de peças (76,6), valor de revenda (77,7) e preço de compra (81,4).
“Respostas rápidas, baixo ruído, bom consumo e o mais importante: muito seguro.” – Carlos José Ferraz Corrêa, 44, São Paulo (SP).
MINIVANS 1°: Honda Fit = 98,3
O mundo voltou à sua normalidade. Depois da grande surpresa de vermos a Spin tomando o título de melhor minivan na opinião dos proprietários em 2014, este ano o Honda Fit retoma seu reinado – era a primeira vez que o modelo da Honda não levava o troféu da categoria, inaugurada em 2004. Desta vez, o Fit voltou ao pódio da categoria com direito a uma pontuação bem superior à da minivan da Chevrolet. Sua vitória é fácil de explicar: dos 23 critérios usados para compor a nota final, o Fit ganhou em 20. Ele arrasou em tamanho da rede autorizada (103,1), espaço interno (101,8), design (101,3), espaço do porta-malas (100,7) e confiabilidade do fabricante (100,3). Não é fácil ouvir um proprietário de Fit reclamando do seu carro, já que ele só perdeu para a Spin em três quesitos, e ainda assim com notas elevadas: preço de compra (91 frente a 93,4 do concorrente da GM), nível de equipamentos (94,1 x 94,3) e acesso aos comandos (98,6 x 100).
“Carro perfeito para o uso urbano. A Honda está de parabéns!” – Rosa Maria Tagliari Rico, 66, Passo Fundo (RS).
2°: Chevrolet Spin = 95,9
Na média, o modelo da Chevrolet amealhou vários elogios. Seu azar, porém, é estar na categoria do bem-amado Honda Fit, que só coleciona pontuações altas. A Spin agradou em tamanho da rede autorizada (101), espaço do porta-malas (98,8), confiabilidade do fabricante (97,8) e modernidade do projeto (97,1), mas não o suficiente para ganhar do Fit nesses quesitos. Porém, quando perguntaram sobre o acesso aos comandos (100) e o nível de equipamentos (94,3), a Spin foi a melhor das duas.
– Os Eleitos 2015: a voz das ruas
– Picapes leves e Picapes médias
– Assistência técnica