Em 1988, a Volkswagen apresentou o inédito Corrado: um cupê de visual esportivo feito a partir do Golf da época. Um ano depois, a fabricante resolveu ousar e encomendou à Marold Automobil dois protótipos shooting brake do modelo. Agora, 27 anos depois, as duas unidades conceituais estão à venda nos Estados Unidos pela bagatela de US$ 49.995 cada, ou cerca de R$ 180.000.
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Os Corrado Magnum, como são chamados, têm muita história para contar. Inicialmente feitos para serem show cars, os modelos teriam, posteriormente, 200 exemplares fabricados exclusivamente para o mercado europeu — o que, de fato, não aconteceu. A Volkswagen desistiu dos planos e acabou por abandonar os protótipos, que foram tomados e postos à venda pela MAG (empresa alemã responsável pela montagem dos mesmos). O preço alto de equivalentes R$ 7,92 milhões, porém, fez com que os Corrado especiais ficassem esquecidos por 17 anos.
Depois de todo esse tempo, John Kwitwaard, ex-vice-presidente do Clube do Corrado nos EUA, soube de um anúncio envolvendo os dois únicos Corrados Magnum do mundo — e não hesitou em comprá-los. Após a compra, mais história. Kwitwaard iniciou a luta para transferir as duas unidades da Alemanha para os EUA, mas as legislações norte-americanas impossibilitaram a importação. Ele até tentou apresentá-los como carros de exposição, mas o setor responsável alegou que eles não eram exclusivos o suficiente.
O resultado: após deixar os raros VW guardados na casa de parentes, na Holanda, John conseguiu importar as “peruas” Corrado para os Estados Unidos em 2014, quando os mesmos completaram 25 anos, tempo suficiente para serem classificados como antiguidades. Mas todo amor tem um fim e os modelos, ambos vermelhos (mas com rodas e acabamento interno diferentes) estão à venda.
Para quem é fã dos Volks da virada dos anos 1980 para os anos 1990, o Corrado é um dos grandes tesouros da marca – até o Top Gear, conhecido por acabar com a reputação de diversos modelos, considerou ele um futuro clássico, com excelente dirigibilidade e estilo único. No interior, diversos elementos característicos dos VW da época, como o painel, intrumentos, volantes, bancos Recaro e até um toca-fitas Blaupunkt.
Os dois exemplares Magnum são equipados com a motorização G60, um 1.8 de quatro cilindros com compressor e 160 cavalos. Anos depois, os G60 seriam substituídos pelas versões VR6, com até 200 cavalos. O Corrado sairia de linha em 1995, e seria substituido só muito tempo depois, em 2008, quando a terceira geração do Scirocco foi lançada.