A intenção da Omoda era iniciar a venda de carros no Brasil antes do final de 2024, mas acabou adiando tudo para o começo de 2025. Essa mudança pode ter sido providencial para seu carro de entrada, o Omoda 5, ser lançado com seu visual mais atualizado
O SUV com jeitão de cupê acaba de ter sua reestilização de meia vida apresentada na China. Suas principais características estão mantidas – afinal. o design é um dos seus pontos fortes -. mas tem nova grade (que, na verdade, faz parte do para-choque).
Um pouco acima, temos as luzes diurnas, que continuam com o mesmo visual bem fino, acompanhando a linha do capô. Outra mudança está no nome “Omoda”, que saiu do capô para e foi alojada na barra preta que interliga os DRLs.
Mas tudo o que sabemos para por aí. A Omoda não divulgou como está a traseira e o interior do seu SUV, mas é bem provável que também tenham novidades, assim como a motorização.
Como é o Omoda 5 que vem para o Brasil.
Já sabemos como será o Omoda 5 que chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2025, junto da marca ‘irmã’ Jaecoo. Trata-se de um SUV médio, com dimensões equivalentes as de um Jeep Compass. São 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, além de 378 l de porta-malas.
A versão mais barata do Omoda 5 terá um sistema híbrido leve com um motor que nós já conhecemos. Trata-se do mesmo 1.5 turbo dos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro, a diferença é que ele terá injeção direta, uma estratégia para melhorar a eficiência. O câmbio também será do tipo CVT com simulação de nove marchas.
O conjunto do Omoda será mais potente, entregando 157 cv e 23,1 kgfm quando com gasolina. A injeção direta também vai deixá-lo mais eficiente com médias de 11 km/l e 16 km/l, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.
Acima do híbrido, haverá ainda uma versão elétrica de 225 cv e 34,7 kgfm. A bateria terá 61 kWh e, de acordo com testes realizados na Europa (ciclo WLTP), renderá até 430 km de autonomia. Visualmente, o Omoda E5 (elétrico) terá visual muito próximo ao do MHEV, sendo que a única diferença está na grade, que passa a ser fechada nesta versão.
A introdução das marcas Omoda e Jaecoo faz parte de um plano de investimentos do Chery Group no Brasil com aporte inicial de R$ 200 milhões de reais. As duas marcas dividirão as mesmas lojas e a intenção é de abrir 50 concessionárias em todo o Brasil já no início das operações, que serão independentes do grupo CAOA, atual parceira do marca Chery.
Os carros chegarão via importação, mas já está nos planos o início de uma produção nacional em regime CKD.