A Kia tem um projeto de venda ambicioso para os seus elétricos. A meta da empresa é bater um milhão de unidades do tipo vendidas até 2026, chegando à produção anual de 1,6 milhão até 2030.
Para tal, a montadora sul-coreana usou o seu EV Day para apresentar dois próximos lançamentos: o SUV compacto EV3 e o sedan EV4, ainda em fase de conceito. Nessa nova empreitada, a Kia apostará em modelos mais populares para brigar com Tesla e as gigantes chinesas, com uma faixa de preço entre os U$ 30.000 e U$ 80.000, ou R$ 150.000 e R$ 400.000, aproximadamente.
Os dois conceitos seguem uma linguagem visual muito parecida, que já pode ser vista em outros elétricos da marca. Inclusive, a própria Kia está categorizando o EV3 como um “mini-EV9”, por ser muito semelhante ao SUV de 5 m de comprimento que está confirmado para o Brasil.
A inspiração é nítida e não se restringe apenas ao SUV compacto. O sedã EV4 também traz, na dianteira, as luzes laterais finas e verticais e a linha preta que contorna a ponta do capô. O EV3 vai mais além, tendo para-choque com desenho muito semelhante ao do EV9 mas que aparenta ser um pouco mais simples, reforçando sua vocação de veículo mais urbano.
A semelhança entre EV3 e EV9 continua ao redor da carroceria. Os dois projetos trazem dianteira arredondada e elevada, com poucas linhas retas, que se concentram na lateral. As lanternas traseiras do compacto também são verticais e avançam um pouco em direção ao centro, com caída mais acentuada que o irmão na parte superior da área envidraçada.
Enquanto isso, o sedã tem uma outra proposta. Seu capô tem vincos nas laterais e passa uma postura mais imponente para o carro. Há menos linhas arredondadas e as formas mais retas tomam conta do design, para deixá-lo com um ar mais esportivo.
Infelizmente, ainda não temos detalhes das motorizações dos dois conceitos. Eles devem ser montados sobre a plataforma E-GMP, que já conhecemos não só pelo EV9, como também pelo EV6 e os Hyundai Ioniq 5 e 6.
Isso possibilita a eles uma variedade bem grande de combinações de baterias e motores. Usando o EV9 como exemplo, em sua versão com maior alcance, ele usa baterias de 99,8 kWh e tem 509 km de alcance, mas “apenas” 203 cv. Já na versão com maior potência, ele usa o mesmo pacote que alimenta dois motores para gerar 383 cv. Há ainda uma variante intermediária, com bateria de 76,1 kWh, um motor traseiro (assim como a primeira) e 218 cv.
Por dentro, os dois conceitos prometem agradar os adeptos do veganismo. Apostando em uma pegada ecológica, a Kia utilizou fibra natural nos bancos do EV3, enquanto o console central é feito de um material concebido a partir de micélios — que a grosso modo são como as raízes dos cogumelos — usando um processo chamado biofabricação.
O painel do EV4, por sua vez, é feito a partir das fibras de cânhamo, uma variante da Cannabis sativa — sim, a maconha — que tem como vantagem o cultivo rápido e barato. Para o tecido do sedã, a Kia optou por algodão 100% reciclado e tingido a partir de cascas de nozes e rúbia.
Outro detalhe comum entre os dois é a iluminação interna. Para o EV3, a Kia divulgou que o conjunto busca trazer mais suavidade, combinando com a estética minimalista para trazer um “bem-estar emocional.”
No EV4 a proposta aparenta ser um pouco mais sofisticada, com o motorista podendo alternar entre diferentes modos que alteram não só a iluminação, como também os padrões de ventilação.
Falando de tecnologia, nos dois conceitos vemos uma tela integrada, que não teve seu tamanho divulgado, e é um pouco mais estreita do que a do EV9. O que chama atenção é a ausência de botões, tanto no painel como no console central, enquanto o volante assume um formato mais achatado.
Mesmo em fase de conceito, o lançamento dos dois novos modelos está próximo. A Kia planeja o EV3 já em 2024, enquanto o EV4 não tem data para estrear, mas não deve demorar. Além deles, a montadora também divulgou que pretende lançar um carro ainda menor, que será batizado de EV2.