A Kia passou por uma grande reestilização visual de sua marca e de seus modelos, trazendo toda uma nova linguagem para os seus carros. Agora, o Sportage está recebendo seu primeiro facelift após as mudanças gerais na marca coreana.
A atualização de meia vida do SUV está acontecendo na Coreia do Sul, com diversos ajustes internos e externos para os modelos, assim como algumas revisões mecânicas.
A alteração de maior destaque fica para a frente do carro, onde o conjunto óptico foi totalmente redesenhado. Tanto a grade quanto o para-choque também mudaram, porém, com visual variando conforme a versão do SUV.
As lanternas traseiras não mudaram, mantendo seu tamanho e formato, porém sua assinatura gráfica está diferente. O para-choque também foi revisado, mas apenas alguns retoques. Para finalizar, as rodas de 19″ receberam um novo design e duas novas coras de carroceria estão disponíveis: Wolf Gray e Heritage Blue.
Na cabine, uma nova grande tela curva de 24,6″ foi introduzida ao painel. Ela se divide igualmente entre a central de infoentretenimento e o quadro de instrumentos digital. As saídas de ar são novas, assim como a iluminação ambiente. Há também muitos botões físicos no console central – o que é um bom sinal.
A tecnologia a bordo foi atualizada. O SUV conta com um novo head-up display, junto de uma câmera no volante e sensores para monitorar a atenção do motorista na estrada.
Debaixo do capô, o Sportage 2025 mantém o motor 1.6 turbo de 177 cv, porém a versão híbrida leve ganha uma nova transmissão automática de oito velocidades. Os modelos híbrido pleno e PHEV mantiveram o antigo câmbio automático de seis marchas, mas recebem um aumento de 5 cv no motor elétrico para ter uma aceleração mais suave. As versões híbrida e híbrida plug-in geram 212 cv e 248 cv, respectivamente.
O SUV herda do Hyundai Tucson o modo Baby & Toddler (ou direção infantil), que só está disponível pelo pequeno aumento de potência no motor elétrico. Quando ativado, este sistema suaviza a aceleração do carro para as crianças sentadas no banco traseiro. Assim, elas são incomodadas o mínimo possível, por conta do trabalho dos amortecedores mais sofisticados no eixo dianteiro e material adicional de absorção de som nas colunas B e nos painéis das portas.
O novo modelo acaba de estrear na Coreia do Sul e deve chegar ao Brasil apenas em 2025. Por aqui, o modelo está disponível apenas na versão de entrada com sistema híbrido leve por R$ 274.990.