PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Hummer EV SUV tem tecnologia Marvel e é tão rápido quanto uma Ferrari

Hummer apresenta novo SUV elétrico e, com muita tecnologia e desempenho, prova que o legado continua vivo mesmo sem gasolina tanque

Por Eduardo Passos
Atualizado em 7 abr 2021, 12h28 - Publicado em 6 abr 2021, 13h06
O simbolismo de um Hummer SUV elétrico transcende o meio automotivo
O simbolismo de um Hummer SUV elétrico transcende o meio automotivo (Divulgação/GMC)

Já é clichê daqueles bem gastos dizer que a “eletrificação veio para ficar”, mas ver um símbolo de motores pujantes e sedentos por litros de combustíveis fósseis se render com tudo à eletricidade não deixa de surpreender.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O novo convertido a esse mundo é o Hummer EV SUV, que chegará para ampliar a gama de veículos elétricos da icônica marca dos carros gigantes. O EV SUV surpreende pelo exagero espacial de sempre, mas chama atenção, principalmente, pela potência impressionante e torque alegado surreal.

Por fora, o utilitário não foge muito do estilo de sua caminhonete, evocando o estilo quadradão da década de 90 em espécie de retrofit. A dupla, inclusive, foi desenvolvida em conjunto, compartilhando quase toda a seção frontal.

Nome da empresa sobrepõe faróis que vão de ponta a ponta da dianteira
Nome da empresa sobrepõe faróis que vão de ponta a ponta da dianteira (Divulgação/GMC)
Continua após a publicidade

O SUV de duas fileiras, entretanto, tem entre-eixos mais curto, a fim de otimizar sua manobrabilidade fora de estrada enquanto mantém o porta-malas estável e seguro

A nova tampa traseira conta com estepe de aro 18 – contra 22 polegadas das rodas principais – e abre lateralmente via três diferentes botões. Sua abertura completa é de 1,21 m, facilitando o carregamento do compartimento.

São 499,9 cm de comprimento (com estepe), 238 cm de largura, 321,8 cm de entre-eixos, 40,6 cm de vão livre e ângulo de ataque de 49,6º
São 499,9 cm de comprimento (com estepe), 238 cm de largura, 321,8 cm de entre-eixos, 40,6 cm de vão livre e ângulo de ataque de 49,6º (Divulgação/GMC)

Com esterçamento nos dois eixos, o Hummer EV SUV é capaz de se esgueirar pelos “menores” espaços, auxiliado pelo sistema CrabWalk. Sua suspensão a ar permite variação de até 15 cm, superando obstáculos mais complicados (a GMC não informou, entretanto, se lombadas brasileiras foram utilizadas no teste).

Picape Hummer elétrica vista 3/4 de frente
Assoalho plano acrescenta estabilidade e rigidez mesmo com o teto removido (Divulgação/GMC)
Continua após a publicidade

O novo Hummer é construído sobre uma estrutura carroceria-bateria interdependente que, ao mesmo tempo, aumenta a rigidez dos elementos e protege o compartimento de baterias.

Desse modo, os packs de bateria também agem como partes estruturais, “permitindo uma rara combinação de extrema capacidade off-road com rodagem suave em estrada”, explica o engenheiro-chefe do modelo, Al Oppenheiser.

Com tanto espaço a barraca é opcional. Mesmo assim, baterias fornecem eletricidade a qualquer dispositivo
Com tanto espaço a barraca é opcional. Mesmo assim, baterias fornecem eletricidade a qualquer dispositivo (Divulgação/GMC)

O assoalho plano também incorpora painel em camadas que reduzem a deformação da carroceria e aumentam a rigidez estrutural necessária para que o SUV possa remover parte do seu teto, se tornando uma espécie de targa.

Suíte presidencial

The GMC HUMMER EV SUV debuts in the low-contrast Lunar Shadow interior and includes a spacious cargo area and an architecturally inspired cabin.
Interior é espaço como sempre e em tons sóbrios (Divulgação/GMC)
Continua após a publicidade

Por dentro, o elétrico é bem parecido com sua picape – o que é uma ótima notícia. Isso significa cinco amplos assentos e muito espaço (só para bagagem são até 2.316 litros, com bancos rebatidos). Há nichos por toda parte e, como não há motor a combustão, sob o capô existe um segundo porta-malas. 

The GMC HUMMER EV SUV completes the HUMMER EV family and features a 126.7-inch wheelbase for tight proportions and a maneuverable body, providing remarkable on- and off-road capability.
Porta-malas dianteiro pode ser útil caso esteja fazendo uma mudança completa (Divulgação/GMC)

O painel de instrumentos tem uma curiosa tela widescreen, com 12,3 polegadas de tela e, muito mais do que velocidade e carga, o cluster dá completa situação espacial ao condutor. A central multimídia também não economiza espaço e, mesmo dentro de um apartamento sobre rodas, suas 13,4 polegadas se destacam. 

The GMC HUMMER EV SUV debuts in the low-contrast Lunar Shadow interior and includes a spacious cargo area and an architecturally inspired cabin.
Painel ‘quadradão’ tem pegada sci-fi (Divulgação/GMC)

A interface das telas chama atenção e teve assinatura da agência Perception, que trabalhou ativamente na criação dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). 

Continua após a publicidade
The GMC HUMMER EV SUV debuts in the low-contrast Lunar Shadow interior and includes a spacious cargo area and an architecturally inspired cabin.
Central multimídia nem parece tão grande dentro da cabine gigantesca (Divulgação/GMC)

Para manobrar o gigante, as telas exibem imagem de até 17 câmeras, incluindo algumas sob o assoalho. Também está previsto um app que sincroniza smartphone e carro, liberando portas por detecção de proximidade, sem nem sequer ser necessário tirar o telefone do bolso.

GMC HUMMER EV SUV offers a multi-sensory, immersive experience that puts drivers in the middle of every moment. Highly customizable displays and HUMMER EV-exclusive icons are featured on the 13.4-inch diagonal infotainment screen and 12.3-inch diagonal driver information center display.
Informações são abundantes e sempre com estética inspirada nos filmes da Marvel (Divulgação/GMC)

O carro ainda oferece um planejador de rotas off-road com renderizações de trilhas, calculador de autonomia levando em conta GPS e pontos de recarga mais próximos e sistema de direção semi-autônoma Super Cruise, compatível com 322 mil km de estradas americanas.

Desempenho colossal

Haja confiança para tentar ganhar desse SUV na arrancada
Haja confiança para tentar ganhar desse SUV na arrancada (Divulgação/GMC)
Continua após a publicidade

Ao deixar de lado os modelos a gasolina, a Hummer sabia que precisava compensar seus fãs, e conseguiu com sobras. Assim como em seus outros modelos, a fabricante proveu especificações insanas ao SUV, para “petrol head” nenhum botar defeito.

O segredo está no sistema Ultium Drive, da GM, que oferece arquitetura modular para diferentes combinações de motores e transmissão de velocidade única. No modelo em questão, são três unidades elétricas de potência, que entregam 841 cv de potência e 1.590 kgfm de torque, no esquema de aferição polêmico feito pela GMC na roda do veículo. Utilizando o momento aferido no trem de força, entretanto, é possível estimar algo na casa 150 kgfm.

The GMC HUMMER EV SUV completes the HUMMER EV family and features a 126.7-inch wheelbase for tight proportions and a maneuverable body, providing remarkable on- and off-road capability.
Há câmeras até no suporte do estepe (Divulgação/GMC)

Utilizando o sistema de controle de largada Watts to Freedom, é possível levar o colosso do repouso aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Enquanto isso, suas 20 baterias prometem até 480 km de autonomia e também servem como fornecedores de energia, garantindo cerveja gelada no meio do deserto ou até mesmo recarregando outro carro.

A empresa não detalhou o tempo de recarga do carro, mas anunciou um sistema inovador no qual as células mecanicamente mudam de posição quando ligadas à tomada. Lembrando as clássicas questões de vestibular, as peças vão de uma posição paralela a outra, em série, acelerando o processo.

Reservas disputadas

Picape ou SUV, os elétricos da Hummer já tem versões com todas as unidades vendidas
Picape ou SUV, os elétricos da Hummer já tem versões com todas as unidades vendidas (Divulgação/GMC)

O novo Hummer EV SUV chegará em seguida à EV Pickup, mas já é um sucesso de vendas, com variantes esgotadas.

Dado que um Toyota SW4 SRX supera, no mercado brasileiro, os R$ 300 mil, o preço do novo elétrico é bem justo, variando entre o equivalente a R$ 449.320 e R$ 593.110. 

Ao todo, são quatro versões e a de topo, Edition 1, já está esgotada. Com entrega prevista para o início de 2023 (será lançado já como modelo 2024), ela inclui todas as benesses citadas além de emblemas especiais e pacote com itens ainda mais preparados para a natureza.

As versões intermediárias EV2X e EV3X serão entregues no segundo trimestre de 2023, com a linha básica, EV², chegando no mesmo período do ano seguinte.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.