Novo airbag da ZF permitirá que o volante tenha novas funções e até tela
O novo airbag é deflagrado a partir da parte de trás do volante, permitindo que as empresas utilizem toda a parte central da maneira que quiserem
![Volante ZF](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/steering-wheel-airbag-screen-hero.webp?w=1280&h=720&crop=1)
A ZF pode estar revolucionando os volantes automotivos como conhecemos com uma simples mudança. Tudo porque os airbags frontais de hoje estão na parte central do volante, o que acaba inutilizando aquele espaço. Por isso os botões e outros comandos costumam ficar nas laterais ou atrás do volante.
Mas a empresa desenvolveu um novo método de acionamento para o airbag do motorista, que permite que a bolsa seja instalada na parte de trás do volante. Em caso de deflagração, a bolsa sairá por baixo do aro superior do volante.
![20240605_2a_Steering-Wheel-Driver-Airbag_ZF-LIFETEC Novo airbag da ZF](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/20240605_2a_Steering-Wheel-Driver-Airbag_ZF-LIFETEC.webp?&w=1024&crop=1)
Se por um lado essa mudança não traz nenhum benefício na eficiência do airbag, ela abre permite que os designers possam fazer mais coisas com o volante, pois toda a parte central poderia ser utilizada. Isso poderá resultar na inclusão de mais uma tela no local, por exemplo.
Como sugestão, a própria ZF diz que será possível utilizar novos sensores, que detectam se o motorista está de fato segurando no volante com firmeza ou apenas repousando a mão para enganar os sistemas ADAS. Vale lembrar que a atenção do motorista ainda é requisitada em boa parte do tempo nos sistemas de condução autônoma nível 2 e 3, os mais comuns atualmente, não sendo permitido que ele largue a direção para realizar outras tarefas.
Outra ideia que a ZF deu é a de uma espécie de ‘touchpad’, semelhante ao que você tem em seu notebook. Na sugestão, eles citam um seletor giratório com uma tecla sensível a pressão, que serviria para navegar entre as diferentes telas da central multimídia. Uma solução inteligente, já que operar a tela central é perigoso pois tira a atenção da estrada.
![steering-wheel-designs-inline (1) Volantes ZF](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/steering-wheel-designs-inline-1.webp?&w=1024&crop=1)
Porém, sabemos que o que está na moda agora são telas e a mudança na posição do airbag permite que uma seja instalada no centro do volante. A possibilidades são muitas para esse novo display, podendo, por exemplo, servir como uma extensão do quadro de instrumentos, deixando-o programado para alguma informação específica.
Também seria possível integrar essa tela com os sistemas de segurança do veículo. Ela poderia reproduzir a imagem de alguma câmera, ou servir como alerta de pontos cegos. As ideias deram origem a uma série de protótipos exibidos pela ZF Group em seu primeiro Technology Day.
Atualmente, 20% do mercado global de automóveis utilizam tecnologias da ZF, entre elas, o airbag frontal para o motorista. Então, caso esteja curioso para saber como essa mudança vai alterar os volantes daqui para frente, pode ter certeza que não demorará muito até que elas cheguem até você.