Aqui no Brasil a Toyota não sofre grandes preocupações com o desempenho em vendas da rival Ford Ranger, afinal a picape da Ford vende um pouco mais da metade que a Hilux, que vendeu 31.771 unidades de janeiro a agosto de 2024. Porém em outros mercados como o australiano na qual era líder até o ano passado a rival chegou a liderança e o lançamento da Ranger PHEV, híbrida plug-in, só deve ampliar essa diferença.
De qualquer maneira, executivos da marca japonesa não parecem estar preocupados com esse lançamento e garantiram que em breve teremos novidades em relação a nova picape. “Certamente não desistiremos da Hilux, posso garantir isso”, disse Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália em entrevista ao CarsGuide.
É sabido que a Hilux de nova geração deve ser lançada em menos de 12 meses, pois a marca já havia sinalizado 2025 como o ano que a espera pela nova picape terminaria. Sobre o sistema de propulsão o executivo foi evasivo pois quando foi questionado se a nova Hilux poderia manter o motor a diesel mesmo diante do endurecimento das regulamentações de emissões, Hanley respondeu de forma direta: “você terá que esperar até 2025”, confirmando a nova Hilux para o ano que vem.
Uma opção de conjunto mecânico para a nova geração da picape é o sistema híbrido que vai equipar o novo LandCruiser Prado. Trata-se de motor turbo a gasolina de 2.4 litros combinado com um elétrico de 36 kW e com um câmbio automático de 8 marchas. O resultado é uma potência combinada de 326 cv e torque de 64,2 kgfm.
Atualmente o motor que equipa a linha Hilux é movido a diesel e rende 204 cv e 50,9 kgfm. Também é possível que o novo conjunto mecânico híbrido plug-in venha emprestado da BYD, na qual seria possível ter uma autonomia elétrica de 200 km. Porém o executivo não deu mais detalhes sobre essa posibilidade.
Hilux elétrica e também movida a hidrogênio
Enquanto isso na Tailândia o presidente da Toyota tailandesa confirmou para 2025 o lançamento de uma Hilux elétrica. Em 2022, durante as comemorações dos 60 anos da Toyota no país, apresentaram um protótipo da Hilux elétrica, ainda com cabine simples para sinalizar sua vocação para o trabalho. Agora, parece que o protótipo realmente vai avançar para as linhas de produção.
No início do ano, Nariaki Yamashita, da Toyota Tailândia, confirmou à Reuters que uma versão de produção da picape elétrica estaria chegando. O anúncio da marca veio logo em seguida da divulgação do governo tailandês que sua principal concorrente, a também japonesa Isuzu, terá uma versão elétrica da picape D-MAX na Tailândia em 2025.
Porém a Toyota já deixou claro que o seu futuro não será só elétrico. E a criação do primeiro modelo movido a hidrogênio produzido em série do mundo, o Mirai, comprova esse direcionamento. E a Toyota Hilux está sendo testada com esse novo sistema de propulsão. A marca deu início ao projeto em setembro de 2023, quando anunciou que iria testar o trem de força do Mirai em sua picape global.
Os testes estão sendo feitos no Reino Unido e todos os dez protótipos saíram da fábrica da montadora em Derby, Inglaterra. Foram 10 Hilux a hidrogênio construídas: cinco delas estão passando por uma bateria pesada de testes de campo. Enquanto isso, a outra metade está sendo usada em eventos públicos.