Nova Ranger chega em maio com mudanças no visual, interior e equipamentos
Picape produzida na Argentina traz facelift, painel reformulado e itens de segurança
Em meio à chegada das novas Toyota Hilux (no final do ano passado) e Chevrolet S10 (ainda este ano), a Ford deve iniciar as vendas da nova Ranger no mês de maio. Por “nova”, entenda-se um leve retoque no visual dianteiro, com nova grade e para-choques, além de faróis mais afilados, além de interior reformulado e mais equipamentos.
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As mudanças no painel foram mais abrangentes, com uma barra horizontal prateada e um novo console central de traços mais retilínios. O quadro de instrumentos traz duas telas digitais coloridas, como no Fusion, enquanto a central multimídia ganha tela de 8 polegadas sensível ao toque e com navegador GPS.
Mecanicamente, há boas novidades também. A direção passa a ter assistência elétrica, e o modelo (pelo menos na versão top Limited) traz câmbio automático de seis marchas, sete airbags, alerta de colisão, controle eletrônico de estabilidade e tração, piloto automático adaptativo, auxílio de estacionamento com sensores dianteiros e traseiros e câmera de ré, assistente de partida em subida, controle de descida de rampa, farol alto automático, sensores de faróis e chuva, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e até sistema de permanência em faixa de rolamento, além de sistema Isofix de ganchos para cadeiras infantis.
O motor 3.2 a diesel não sofreu alterações, e continua a produzir 200 cv e 47,9 mkgf de torque. Já a opção de motor 2.2 (também a diesel) teve uma melhora de potência de 150 para 160 cv. O isolamento acústico foi melhorado, e a tração das versões mais sofisticadas oferece opções de modo 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.
Os preços anunciados por enquanto abrangem apenas a versão XLS 4×4 a diesel (R$ 129.900 mil, na configuração manual) e a top de linha Limited 4×4 (R$ 179.900, um aumento bem significativo sobre os R$ 163.990 da Limited atual, mas ainda abaixo da Toyota Hilux SRX, que custa R$ 188.120). As versões flex e intermediárias ainda não tiveram os valores divulgados. Já a garantia aumentou de três para cinco anos.
O teste completo da nova Ranger na versão Limited 4×4 a diesel será publicado na edição de abril da QUATRO RODAS, que começa a chegar nas bancas e casas de assinantes a partir da semana que vem.