Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova geração do BMW X3 está mais leve e potente

SUV compacto passa a usar a plataforma modular da marca e motores mais potentes, mas não aparenta ser tão diferente do anterior

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jun 2017, 21h38 - Publicado em 26 jun 2017, 20h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com nova plataforma, o X3 perdeu aproximadamente 100 kg (Divulgação/BMW)

    A BMW apresentou a terceira geração do X3, seu SUV intermediário. Além de design alinhado com os carros mais recentes da marca (o que não quer dizer que ele está muito diferente) e de novos motores, ele é baseado na nova plataforma CLAR, arquitetura modular da fabricante alemã já empregada nos Série 5 e 7. O lançamento no Brasil já está confirmado.

    Publicidade

    Esta nova base está por trás da redução do peso na ordem dos 100 kg e do aumento das dimensões. São 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do antigo. A largura passou dos 1,88 m para 1,90 m, a altura teve ganho de 2 cm, para 1,68 m e o entre-eixos de 2,86 m é 5 cm maior. Isso sem mudar a distribuição de peso entre os eixos, que continua em 50/50.

    Publicidade
    É um carro de plataforma nova, mas o que faz a traseira parecer diferente são as lanternas maiores (Divulgação/BMW)

    Junto com a nova arquitetura, o BMW X3 recebeu sistema de tração integral xDrive atualizado, que promete comportamento dinâmico mais refinado. Mudanças no sistema de direção elétrica e na suspensão, que sofreu redução na massa suspensa e ganhou novas barras anti-rolagem tubulares foram feitas com a mesma intenção.

    Painel ganha quadro de instrumentos digital e central multimídia destacada (Divulgação/BMW)

    Por fora, o BMW X3 exibe grades maiores e faróis menos recortados e as luzes de neblina agora são de leds. Na traseira, as novas lanternas são maiores e avançam mais em direção a lateral e para o centro da tampa do porta-malas.

    Publicidade
    Fim do câmbio manual: todas as versões têm câmbio automático de oito marchas (Divulgação/BMW)

    A parte interna deixa a evolução mais clara. A tela da central multimídia saiu do meio do painel para a parte superior e tem 10,2 pol e comando por gestos, como no Série 5. O quadro de instrumentos analógico pode ser substituído por uma tela colorida e configurável de 12,3″. Head-up display com exibição de quatro cores e ar-condicionado de três zonas também são novos opcionais do modelo.

    Tração integral também é item de série em todas as versões (Divulgação/BMW)

    O BMW X3 também pode receber a chave inteligente, apelidada de Key Display. Disponível para os Série 5 e 7, ela exibe informações como nível de combustível, prazos de manutenção, partida remota e controle da climatização a distância.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    O X3 M40i é o primeiro X3 Motorsport (Divulgação/BMW)

    Para encarar versões esportivas do novo Audi Q5, do Jaguar F-Pace e o Mercedes GLC 43 AMG, o BMW X3 ganha versão Motorsport pela primeira vez. É o X3 M40i, com motor seis cilindros 3.0 de 360 cv e 51 mkgf de torque combinado com o câmbio automático Steptronic de oito marchas e à tração integral. Esse conjunto promete 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

    Versões mais acessíveis são a xDrive20i com motor 2.0 de 184 cv e a xDrive30i, com o mesmo motor calibrado para entregar 252 cv. Há ainda duas versões com motores seis cilindros a diesel, a xDrive20d de 190cv e a xDrive30d de 262cv. Todos têm tração integral e câmbio Steptronic, o que marca o fim da opção de câmbio manual para o X3. 

    Publicidade
    O M40i acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s (Divulgação/BMW)

    Os europeus só precisam esperar até setembro para comprar o novo BMW X3, que será lançado durante o Salão de Frankfurt. A BMW já confirmou o modelo para o Brasil – onde a geração anterior é montada há dois anos. Chega em abril de 2018, mas em versões ainda não definidas pela fabricante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.