Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova geração do BMW X3 está mais leve e potente

SUV compacto passa a usar a plataforma modular da marca e motores mais potentes, mas não aparenta ser tão diferente do anterior

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jun 2017, 21h38 - Publicado em 26 jun 2017, 20h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW X3 2018 (3)
    Com nova plataforma, o X3 perdeu aproximadamente 100 kg (Divulgação/BMW)

    A BMW apresentou a terceira geração do X3, seu SUV intermediário. Além de design alinhado com os carros mais recentes da marca (o que não quer dizer que ele está muito diferente) e de novos motores, ele é baseado na nova plataforma CLAR, arquitetura modular da fabricante alemã já empregada nos Série 5 e 7. O lançamento no Brasil já está confirmado.

    Esta nova base está por trás da redução do peso na ordem dos 100 kg e do aumento das dimensões. São 4,72 m de comprimento contra os 4,65 m do antigo. A largura passou dos 1,88 m para 1,90 m, a altura teve ganho de 2 cm, para 1,68 m e o entre-eixos de 2,86 m é 5 cm maior. Isso sem mudar a distribuição de peso entre os eixos, que continua em 50/50.

    BMW X3 2018 (6)
    É um carro de plataforma nova, mas o que faz a traseira parecer diferente são as lanternas maiores (Divulgação/BMW)

    Junto com a nova arquitetura, o BMW X3 recebeu sistema de tração integral xDrive atualizado, que promete comportamento dinâmico mais refinado. Mudanças no sistema de direção elétrica e na suspensão, que sofreu redução na massa suspensa e ganhou novas barras anti-rolagem tubulares foram feitas com a mesma intenção.

    Continua após a publicidade
    BMW X3 2018 (4)
    Painel ganha quadro de instrumentos digital e central multimídia destacada (Divulgação/BMW)

    Por fora, o BMW X3 exibe grades maiores e faróis menos recortados e as luzes de neblina agora são de leds. Na traseira, as novas lanternas são maiores e avançam mais em direção a lateral e para o centro da tampa do porta-malas.

    BMW X3 2018 (5)
    Fim do câmbio manual: todas as versões têm câmbio automático de oito marchas (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade

    A parte interna deixa a evolução mais clara. A tela da central multimídia saiu do meio do painel para a parte superior e tem 10,2 pol e comando por gestos, como no Série 5. O quadro de instrumentos analógico pode ser substituído por uma tela colorida e configurável de 12,3″. Head-up display com exibição de quatro cores e ar-condicionado de três zonas também são novos opcionais do modelo.

    BMW X3 2018 (9)
    Tração integral também é item de série em todas as versões (Divulgação/BMW)

    O BMW X3 também pode receber a chave inteligente, apelidada de Key Display. Disponível para os Série 5 e 7, ela exibe informações como nível de combustível, prazos de manutenção, partida remota e controle da climatização a distância.

    Continua após a publicidade
    BMW X3 2018 (1)
    O X3 M40i é o primeiro X3 Motorsport (Divulgação/BMW)

    Para encarar versões esportivas do novo Audi Q5, do Jaguar F-Pace e o Mercedes GLC 43 AMG, o BMW X3 ganha versão Motorsport pela primeira vez. É o X3 M40i, com motor seis cilindros 3.0 de 360 cv e 51 mkgf de torque combinado com o câmbio automático Steptronic de oito marchas e à tração integral. Esse conjunto promete 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

    Versões mais acessíveis são a xDrive20i com motor 2.0 de 184 cv e a xDrive30i, com o mesmo motor calibrado para entregar 252 cv. Há ainda duas versões com motores seis cilindros a diesel, a xDrive20d de 190cv e a xDrive30d de 262cv. Todos têm tração integral e câmbio Steptronic, o que marca o fim da opção de câmbio manual para o X3. 

    Continua após a publicidade
    BMW X3 2018 (2)
    O M40i acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s (Divulgação/BMW)

    Os europeus só precisam esperar até setembro para comprar o novo BMW X3, que será lançado durante o Salão de Frankfurt. A BMW já confirmou o modelo para o Brasil – onde a geração anterior é montada há dois anos. Chega em abril de 2018, mas em versões ainda não definidas pela fabricante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.