Cada vez mais escassas no Brasil por conta da preferência por SUVs, as peruas ainda têm seu público cativo na Europa. Prova disso é que a BMW apresenta a nova Série 5 Touring, a versão perua da recente geração G30 da família Série 5.
A quinta geração traz, basicamente, o mesmo visual da versão sedã apresentada em outubro do ano passado, mas com a elegância comum a toda station wagon. Ela herda a grade dianteira “duplo rim” interligada com os faróis, para-choque dianteiro com grandes entradas de ar e lanternas que invadem a tampa do porta-malas — que permite acesso também pela abertura do vidro traseiro.
A station wagon pode levar até 570 litros de bagagem, dez a mais que a anterior. Com os bancos rebatidos (com divisão 40:20:40) a capacidade pode sobir para até 1.700 litros. Como o sedã, a perua é montada sobre a plataforma CLAR, e combina materiais como aço de alta resistência, magnésio, fibra de carbono e alumínio — resultando numa redução de peso que deve a chegar a 100 kg.
Sob o capô a Série 5 Touring terá a mesma oferta de motores do modelo do sedã. Isso inclui dois motores a gasolina: o 2.0 turbo de 251 cv para o 530i Touring, além do seis cilindros em linha 3,0 litros de 340 cv e 45,8 mkgf de torque para o 540i xDrive (de tração integral). Essa última tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
São ofertados também dois propulsores diesel, como o 2.0 de 190 cv para o 520d e o seis cilindros em linha 3.0 de 265 cv e 63,2 mkgf de torque — com o opcional de tração integral.
Por dentro, há a central multimídia com tela de 10,25 polegadas com função de controle por gestos, além do sistema Remote 3D View — que oferece ao motorista a visualização da área ao redor do veículo por meio de um app.
A station também é equipada com controle de velocidade adaptativo, suspensão pneumática com auto nivelamento na traseira, assistente ativo de mudança de faixa, ativo até os 210 km/h, além de assistente de engarrafamento. Somados, ele permitem ao veículo funcionar de modo autônomo em alguns momentos.
O modelo será mostrado público no Salão de Genebra, em março. Suas vendas na Europa terão início em junho.