Clique e assine por apenas 8,90/mês

Noite feliz: dono de Tesla ganha piloto automático mais poderoso no Natal

Assim como um celular, os Tesla recebem pacotes de atualizações do sistema operacional. O mais recente prioriza recursos de condução autônoma.

Por Péricles Malheiros - 26 dez 2019, 16h27
Pacote de atualização de software liberado no Natal deixa os carros da Tesla ainda mais inteligentes e divertidos Tesla/Divulgação

Definitivamente, nada da Tesla é convencional. Até a data que a empresa libera pacotes de atualização do software de seus carros é especial. O pacote mais recente saiu no dia de Natal.

Assim como celulares, os carros da marca costumam ter o sistema operacional de controle atualizados. E tudo funciona como nos smartphones mesmo: chega via rede de dados, um aviso salta no painel e, mediante validação do usuário, as atualizações são instaladas.

O pacote de Natal teve como destaque o aprimoramento de recursos de direção autônoma. Agora, quando estiver trafegando no modo Auto Pilot (autônomo), o carro exibirá na tela diversos elementos captados pelos sistemas de câmeras e radares.

No YouTube já há quem tenha feito um vídeo com as principais novidades trazida pelo software de Natal.

Continua após a publicidade

Assim, ao parar num cruzamento a tela exibirá, por exemplo, a quantidade, localização e status dos semáforos voltados para o motorista. O nível de inteligência é tanto que até mesmo as lixeiras e contêineres de lixo, tão comuns nos EUA, são reconhecidas e mostradas pelo sistema.

Como sempre, antes de prosseguir com a instalação do software, o piloto precisa concordar com o termo de responsabilidade, pelo qual reconhece que o motorista ainda é soberano no comando do carro, devendo intervir e retomar o controle sempre que julgar necessário.

Outras mudanças foram aplicadas no pacote de Natal. Por não utilizar sistemas concorrentes, como Apple CarPlay e Android Auto, os Tesla, pasme, só agora passam a contar com possibilidade de troca de mensagens via comando de voz.

O último destaque leva mais entretenimento a bordo. Por meio do Trax, uma estação de trabalho de áudio digital, é possível criar músicas com diversos instrumentos diferentes e postar ou compartilhar em tempo real nas redes sociais

Publicidade