Equivalente às divisões Motorsport, AMG e quattro das alemãs BMW, Mercedes e Audi, a NISMO é responsável tanto pelos bólidos de competição da Nissan quanto pelos modelos mais esportivos da marca, como as versões NISMO do GT-R, 370Z, March e Juke.
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Seu novo lançamento – por enquanto, exclusivo para o mercado norte-americano – é o Sentra NISMO.
O motor não tem nada a ver com o 2.0 aspirado vendido aqui no Brasil: trata-se de um 1.6 com turbo, injeção direta e comando de válvulas continuamente variável, capaz de produzir 190 cv a 5.600 rpm e 24,4 mkgf a apenas 1.600 rpm.
Para o gosto dos puristas, a transmissão é manual de seis marchas, com a opção bem mais conservadora de um Xtronic do tipo CVT – segundo a Nissan, com uma programação esportivada.
Se os números de potência e torque não soam muito impressionantes, a dirigibilidade promete. A estrutura foi reforçada para aumentar a rigidez e melhorar o comportamento geral do carro.
A suspensão, desenvolvida e ajustada pela NISMO, tem novos amortecedores com retorno mais rápido, proporcionando reações mais imediatas. Braços e molas também são especiais, incrementando o controle de rolagem em curvas, e o controle de estabilidade ganha um modo de funcionamento que evita o understeer (a saída de frente) ao aplicar os freios apenas nas rodas do lado interno das curvas.
O mesmo tipo de trabalho foi feito com a direção elétrica, mais responsiva e direta, trabalhando em conjunto com um volante revestido de Alcantara, com uma faixa vermelha indicando o centro.
As rodas aro 18 vestem pneus Michelin Pilot Sport 215/45ZR18 do tipo “all-season”, com a opção dos Bridgestone Potenza RE-71R, com ainda mais grip. Os freios a disco nas quatro rodas também foram dimensionados para evitar a fadiga quando exigidos ao máximo.
Por fora, nada de maquiagem: para-choques, spoilers, defletores e saias são todos funcionais, instalados para melhorar a aderência e a refrigeração dos componentes.
Já por dentro, o Sentra NISMO ganha bancos exclusivos, com apoios laterias mais abrangentes. O logo da NISMO e a cor vermelha se fazem presentes em vários lugares.
O modelo chega às lojas americanas em janeiro, por um preço inicial abaixo dos 25 mil dólares. A ideia, segundo a Nissan, é atender aos aficcionados pelo aftermarket, oferecendo um produto “tunado” com qualidade e procedência dignos da NISMO.