Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan March e Versa: esgotados

Fila de espera para o hatch supera 90 dias, segundo concessionária

Por Márcio Murta
Atualizado em 9 nov 2016, 12h05 - Publicado em 3 out 2012, 16h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mercado

    Os dois principais modelos da Nissan no Brasil, March e Versa, desapareceram das concessionárias. Quem quiser comprar um dos dois modelos, atualmente importados do México, tem apenas a opção de entrar na lista de espera. O problema acontece em função das restrições de importação de automóveis para o país, implementadas recentemente, pois a marca já atingiu a sua cota máxima.

    O reflexo direto dessa situação pode ser visto no último relatório da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Em julho, o March teve 3.842 unidades vendidas, quantidade que diminuiu para 2.400 em agosto e 268 em setembro. A situação não é diferente para o sedã médio Versa, sedã que teve 2.587 unidades emplacadas em julho, 1.773 em agosto e 208 em setembro. A situação também é delicada para o Sentra, que teve 975 unidades vendidas em julho, 528 em agosto e 220 em setembro.

    Em função da ausência dos veículos, alguns concessionários da Nissan estão impossibilitados de entregar unidades que foram vendidas, conforme QUATRO RODAS apurou. Em uma revenda, um dos comerciantes informou que alguns clientes já esperam o seu March há 90 dias. “Mas o carro acabou, a Nissan já encerrou a cota. Ouvi falar que eles estão para liberar um lote com mais 7.000 veículos, porém, não tenho confirmação. E, além da grande lista de interessados, já cobramos um adicional de R$ 1.000 pelo modelo”, disse um dos vendedores.

    Em outro ponto de revenda da marca, um dos atendentes informou que “para pronta entrega, só tenho o Livina. Não temos previsão para receber March ou Versa”. Em uma terceira loja da marca, um vendedor ainda informou que a marca deve diminuir consideravelmente a importação dos modelos 1.0, priorizando a importação da versão 1.6.

    Continua após a publicidade

    Quando questionados sobre a situação, os representantes da Nissan informaram que “com o término da cota de veículos vindos do México, setembro foi um mês de transição para a Nissan do Brasil. A empresa retomará o crescimento em outubro, tendo em vista a nova realidade do mercado”. A marca também reforçou o ritmo acelerado de construção de sua fábrica no território nacional.

    A falta de abastecimento do popular March também ocorre em um momento importante do mercado, uma vez que o setor acaba de ganhar novidades importantes, como a reestilização do VW Gol, lançamento do Toyota Etios e do Hyundai HB20.

    Segundo o acordo atual estabelecido entre Brasil e México, a importação de automóveis para este ano pode atingir o patamar de até 1,45 bilhão de dólares – cada marca, com uma parcela diferente do valor total disponível. O limite pode ser irrelevante para algumas montadoras que não importam muitos modelos do país, mas pode prejudicar o comércio de empresas que demando mais modelos da região. É o caso da Nissan, cuja cota deste ano já foi atingida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.