Clique e assine com até 75% de desconto

Nissan Frontier tem recall por problemas nos airbags

São 32.779 unidades chamadas em extensão ao caso das bolsas defeituosas da Takata Corp - um problemaço que já soma mais de 30 milhões de carros envolvidos no mundo

Por Guilherme Fontana Atualizado em 9 nov 2016, 14h58 - Publicado em 7 jun 2016, 15h56
Nissan Frontier

A Nissan iniciou mais um recall do caso Takata no Brasil. Desta vez são 32.779 unidades da Frontier, todas fabricadas no país entre 2007 e 2011, com possibilidade de serem equipadas com airbags defeituosos — e que já causaram ao menos 13 mortes no exterior. 

De acordo com a fabricante, no caso de uma colisão frontal em que os airbags frontais sejam acionados, a pressão excessiva no gerador de gases do sistema pode romper as bolsas e projetar fragmentos metálicos contra os ocupantes. Com isso, há o risco de danos materiais e físicos graves ou fatais. A Nissan orienta que os proprietários das unidades envolvidas (veja tabela abaixo) procurem uma concessionária da marca para realizar a inspeção e o reparo, mediante agendamento prévio. 

Recall – Nissan Frontier
Chassis Fabricação
De 940VCUD408J988387 a 4DVDUD4OCJ991452 De dezembro de 2007 a dezembro de 2011

O CASO TAKATA CORP

Com mais de 30 milhões de veículos envolvidos em todo o mundo, é considerado o maior recall já registrado na história da indústria automobilística. O caso passou a ser conhecido em 2013, quando a empresa japonesa reportou, mundialmente, as falhas em seus airbags: eles podem, ao ser inflados, expelir fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo. Isso é causado pelo excesso de pressão no gerador de gases, que provoca a ruptura da estrutura do inflador.

Já foram registradas (e comprovadas) ao menos 13 mortes no exterior e nenhum no Brasil. Por aqui, Chrysler, Nissan, Honda, Toyota, Subaru e Mitsubishi já convocaram recalls relacionados ao caso. Para consultar se o seu carro faz parte de algum chamado envolvendo os airbags da Takata, ou por quaisquer outros problemas, basta acessar a área dedicada aos recalls no site do Procon.

Continua após a publicidade
Publicidade