Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan anuncia March e Versa com câmbio CVT para junho

Disponível apenas para as configurações equipadas com motor 1.6, a transmissão dá agilidade e economia de combustível aos modelos

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 20h54 - Publicado em 12 abr 2016, 14h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nissan Versa CVT
    Com câmbio CVT, o Versa tem respostas rápidas e ultrapassagens ágeis ()

    A briga entre os compactos tem ficado cada vez mais acirrada, com tecnologias e conjuntos mecânicos dignos de segmentos superiores. De olho nessa evolução, a Nissan anunciou a chegada do câmbio CVT aos modelos March e Versa para o próximo mês de junho. Preços e versões ainda não foram revelados pela marca. São estimados, porém, R$ 55.000 iniciais no caso do sedã.

    Disponível apenas para as configurações equipadas com motorização 1.6 de 111 cv, o câmbio é inédito no Brasil e faz sua estreia em motores flex. O equipamento é voltado exclusivamente para a linha de compactos da marca, assim como já é feito na Europa, e tem chances de equipar o Kicks. Para chegar ao território brasileiro, no entanto, o CVT passou por ajustes que o deixaram menor e mais leve em relação ao europeu, além da expansão do raio das polias e da otimização na bomba de óleo, que promete a redução de 30% no atrito dos componentes internos. 

    Continua após a publicidade
    Nissan Versa CVT
    Função Overdrive, acionada pelo botão menor da alavanca, eleva o giro do motor para uma condução mais esportiva ()

    IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Durante uma visita à fábrica da Nissan em São José dos Pinhais (PR), QUATRO RODAS andou em unidade pré-série do Versa equipado com a transmissão CVT. Mesmo com as ressalvas apontadas pela marca, como o isolamento acústico incompleto e a relação “quase perfeita” do câmbio do exemplar dedicado a testes de engenharia, o sedã mostrou total sintonia entre seu novo conjunto mecânico.

    Nissan Versa CVT
    O giro do motor permanece baixo e estável ()
    Continua após a publicidade

    O Versa CVT mostrou agilidade durante o percurso, predominantemente rodoviário. Mesmo em velocidades mais elevadas, entre 100 e 120 km/h, o giro do motor se mantém estável e próximo de 2.500 rpm, privilegiando o conforto dos ocupantes e a economia de combustível. Ultrapassagens são feitas sem esforço, especialmente com a ajuda da função Overdrive (algo como uma função “Sport”), acionada por um botão lateral na alavanca do câmbio, elevando o giro do motor para respostas ainda mais rápidas.

    Segundo a marca, o consumo do sedã com etanol/gasolina em ciclo urbano ficou em 7,8/11,6 km/l, enquanto em ciclo rodoviário registrou 10/14,1 km/l. Já no caso do March CVT, os números com etanol/gasolina ficaram em 7,8/11,7 na cidade e 9,7/14,5 km/l na estrada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.