Um dos principais lançamentos do Salão de Detroit, que acontece nesta semana nos Estados Unidos, é o mais novo Mustang Shelby GT350R. Segundo a montadora norte-americana, este é o Mustang feito para uso em rua mais próximo de um veículo para competição nas pistas, graças a “inovações em aerodinâmica, engenharia de chassi e redução de peso”.
O novo pacote aerodinâmico é composto por capô com nova entrada de ar, difusor de ar agressivo, para-choque dianteiro com entradas de ar para resfriamento dos freios e aletas para reduzir turbulência, saias laterais e, na traseira, asa feita de alta eficiência em fibra de carbono. O carro vem ainda com logo da versão na parte de trás e faixas de corrida cruzando todo o veículo.
Debaixo do capô está o motor V8 aspirado mais potente já feito pela Ford de 5.2 litros de capacidade que produz mais de 500 cavalos de potência e 55,27 mkgf de torque com transmissão de seis marchas manual de fábrica e com diferencial de derrapagem limitada da Torsen com eixo de proporção de 3.73. Além disso, o carro ganha rodas de 19 polegadas de carbono, o que coloca a marca como a primeira a usar este composto por padrão em um veículo produzido em série.
Para reduzir o peso foram removidos o ar condicionado, sistema de som, bancos traseiros, acabamento do porta-malas e os carpetes, assim como a câmera de ré, o selador de furos de emergência de pneus e o inflador. As câmaras de ressonância do escapamento também saíram, deixando o Mustang ainda mais leve e com som mais encorpado.
Graças a este esforço o Shelby GT350R é 59 kg mais leve do que o Shelby GT350 Track Pack. Caso alguém se incomode com a falta de mimos, a Ford vai oferecer um pacote chamado “Electronic Package” que adiciona ar-condicionado de duas zonas, tela de oito polegadas com sistema de navegação, sistema de áudio com sete falantes e luzes de mudança de direção nos retrovisores externos.
Confira nossa galeria do Ford Mustang Shelby GT350R