Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Motos japonesas são mais confiáveis, diz estudo

Pesquisa indica que os modelos BMW e Harley-Davidson apresentam mais problemas

Por Alexandre Ciszewski Atualizado em 9 nov 2016, 13h05 - Publicado em 25 fev 2014, 19h20
Motos japonesas são mais confiáveis, diz estudo

De acordo com o Consumer Reports National Research Center (Centro de Pesquisa Nacional da revista Consumer Reports, dos Estados Unidos), que realizou o primeiro estudo sobre a confiabilidade das motocicletas, as motos japonesas aparecem como aquelas que menos precisaram passar por reparos.

O estudo analisou a confiabilidade de 4.680 motos de propriedade de assinantes da revista Consumer Reports e descobriu que a Yamaha teve as melhores avaliações, com apenas uma em cada dez motos fabricadas entre 2009 e 2012 tendo exigido reparo por um período de quatro anos.

A Yamaha foi seguida de perto pela Kawasaki e pela Honda, enquanto que um em cada quatro motos Harley-Davidson tiveram um problema. De acordo com o estudo, a BMW teve a pior classificação das marcas representadas, com um em cada três motos com problemas.

Os proprietários das motocicletas das marcas Suzuki e Triumph forneceram informação insuficiente para uma classificação confiável. Com base nas respostas recebidas, porém, a Suzuki teria terminado com as outras marcas japonesas e a inglesa Triumph teria sido uma das marcas menos confiáveis .

Sobre o principal problema enfrentado pelas motocicletas, a Consumer Reports apontou luzes e interruptores como causadores de 21% dos reparos. Problemas com os freios representaram 20% dos casos, enquanto os sistemas elétricos e de combustível foram problemáticas em 16% e 15% dos casos, respectivamente.

De acordo com o estudo, no geral, 20% das 4.680 motos pesquisadas tiveram problemas, mas 75% das questões custaram menos de 200 dólares para reparar. Motocicletas de passeio foram as maiores causadoras de problemas, seguidas por motos dual-sport, sport tourers e estradeiras. As motocicletas Honda da linha CBR e o modelo Kawasaki Ninja ZX6-R aparecem entre as motos mais confiáveis.

Continua após a publicidade
Publicidade