Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) garantiu a pole position em Mugello, neste sábado (1), na última volta da sessão de qualificação para o Grande Prêmio da Itália de MotoGP. Em uma reviravolta final, após livrar de um pelotão a sua volta, fazendo gestos claros de descontentamento com Andrea Dovizioso (Ducati Team).
A verdade é que Pedrosa conseguiu escapar e ficar sozinho, completando uma volta perfeita, tirando o primeiro lugar de Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), por apenas 69 milésimos de segundo, depois que o piloto da Yamaha dominou todo o treino. O aumento da temperatura tem permitido aos pilotos Honda melhorar a sua eficácia.
O terceiro colocado foi Andrea Dovizioso, que mais tarde esclareceu os problemas com Pedrosa no pit lane com cordialidade. O quarto lugar ficou com Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que sofreu uma queda no início da sessão e teve de usar a sua segunda moto para terminar o treino e conseguir o seu melhor tempo. Depois dele apareceu o alemão Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP), em quinto.
Marc Márquez (Repsol Honda Team) ficou com o sexto tempo, após uma sessão espetacular depois de ter sido constatada uma pequena fratura em seu ombro direito causada pelo acidente sofrido durante os treinos livres na sexta-feira.
Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing) teve de se contentar com o sétimo lugar, seguido por Nicky Hayden (Ducati Team), Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) e Michele Pirro (Ducati Test Team).
Veja aqui o grid completo para o Grande Prêmio da Itália de MotoGP!