Mesmo adentrando nos mais diversos segmentos do mercado, a Mercedes-Benz ainda carece de um representante entre os hiperesportivos como Porsche 918, Lamborghini Aventador e LaFerrari. Porém, de acordo com uma fonte ligada à marca, a divisão Mercedes-AMG apresentará um inédito supercarro em 2017, quando a AMG completará 50 anos de existência. O grande destaque será o motor, emprestado da Fórmula 1.
Segundo a publicação inglesa Evo, uma fonte integrante do time Mercedes-AMG Petronas F1 afirmou durante o Grande Prêmio da Bélgica que o inédito supercarro herdará sua motorização da F1: o V6 1.6 turbo, suprassumo do downsizing e dominante na categoria desde 2014.
Para reforçar as qualidades do motor e adequá-lo para as ruas, ele poderá receber um segundo turbo para entregar uma potência aproximada de 1.000 cv, sendo 900 gerados por combustão e cerca de 160 por uma unidade elétrica. As rotações, porém, serão reduzidas. Na F1, o motor chega a 15.000 rpm.
Permanece em dúvida (ou segredo) a alteração da cilindrada do motor, que pode subir de 1.6 para 2.0, fazendo com que o modelo entregue até 1.500 cv totais. Entre os desafios, a fonte da marca aponta o ajuste da transmissão, o motor de arranque, a fonte de alimentação e o sistema de arrefecimento, inexistente nos bólidos da Fórmula 1.
A fibra de carbono será o principal material utilizado na construção do modelo, que levará ainda em sua estrutura alumínio e outros materiais leves destinados às áreas de impacto. Por isso, é esperado que ele pese entre 1.000 e 1.300 kg. Outra publicação inglesa, a Autocar aponta uma suposta participação da Lotus no desenvolvimento do chassi.
O supercarro deve ser apresentado em 2017 e provavelmente terá produção limitada a apenas 50 unidades (em referência ao aniversário da AMG). Preço? Aproximadamente 4 milhões de euros, ou R$ 14,4 milhões em conversão direta e sem adição de impostos.