Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mercado: Renegade encosta no HR-V; EcoSport vai ficando para trás

Apenas 70 unidades separaram SUVs da Jeep e Honda nas vendas de setembro

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 2 out 2015, 14h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mercado

    A crise que aflige o mercado automotivo brasileiro em 2015, com queda acumulada de 21,73% nas vendas na comparação com o ano passado, não está sendo barreira para dois modelos do segmento dos utilitários esportivos. Lançados durante este ano, Honda HR-V e Jeep Renegade não apenas têm batido suas melhores marcas mês a mês como conseguiram um feito em setembro: superaram a média-recorde mensal do segmento.

    Publicidade

    Desde que foi lançado no Brasil, em 2003, o Ford EcoSport só perdeu a liderança no acumulado anual entre os SUVs em uma oportunidade – em 2012, quando o Renault Duster foi o mais vendido. Foi o momento de transição para sua nova geração, que chegou fazendo muito barulho. Prova disso foi o resultado obtido no ano seguinte: 66.095 unidades negociadas ao longo dos 12 meses, recorde que resiste até hoje, com média de 5.508 emplacamentos mensais.

    Publicidade
    impressoes

    Dois anos depois, com um mercado bem mais retraído, HR-V e Renegade conseguiram o que parecia pouco provável. O modelo da marca japonesa, que já é o mais vendido utilitário do país em 2015, teve 5.747 unidades comercializadas em setembro, enquanto o SUV da Jeep, após um início de vendas caudicante, ficou apenas um pouco atrás, com 5.676 emplacamentos.

    Ambos têm pontos em comum: são projetos modernos e globais, são produzidos no Brasil e demoraram ao menos um mês para embalar no mercado nacional. O HR-V foi lançado oficialmente no fim de março e, em abril, teve apenas 2.382 emplacamentos. Já no mês seguinte, as vendas mais do que dobraram, chegando a 4.957 exemplares. O Renegade desembarcou nas lojas no dia 10 de abril, mês em que teve 575 emplacamentos; em maio, pulou para 2.492, e ganhou mais destaque mesmo em julho, com 4.028.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    fabricantes

    Com o fechamento dos números de setembro, a primeira posição do HR-V parece inquestionável. Já são quase sete mil unidades de distância em relação ao EcoSport, ainda vice-líder (33.183 a 26.357). Ainda, porque é bem possível que o Renegade tenha fôlego para assumir a vice-liderança do acumulado no ano. Levando em conta que a vantagem do utilitário da Jeep foi superior a três mil exemplares em setembro, é razoável projetar que a diferença de 5,8 mil unidades (20.513 do Renegade) seja tirada até o final de 2015.

    É interessante também notar que as vendas do EcoSport não tiveram queda acentuada ao longo do ano. O que ocorre é muito mais um avanço da concorrência, provavelmente abocanhando vendas que até então estavam distribuidas por outros segmentos. Veja abaixo uma lista com a evolução das vendas dos quatro principais SUVs do mercado brasileiro desde maio (primeiro mês cheio de vendas do Renegade):

    Publicidade

    MaioHonda HR-V – 4.997 unidades

    Ford EcoSport – 2.824

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Renault Duster – 2.516

    Jeep Renegade – 2.492

    Publicidade

    Junho

    Honda HR-V – 5.229 unidades

    Renault Duster – 3.482

    Jeep Renegade – 3.059

    Continua após a publicidade

    Ford EcoSport – 2.628

    Julho

    Honda HR-V – 4.429 unidades

    Jeep Renegade – 4.028

    Renault Duster – 3.198

    Ford EcoSport – 2.890

    Continua após a publicidade

    Agosto

    Honda HR-V – 5.435 unidades

    Jeep Renegade – 4.598

    Renault Duster – 3.005

    Ford EcoSport – 2.965

    Setembro

    Honda HR-V – 5.747

    Continua após a publicidade

    Jeep Renegade – 5.676

    Renault Duster – 2.698

    Ford EcoSport – 2.655

    VEJA MAIS:

    – Comparativo: HR-V EX x Renegade Longitude AT x EcoSport Freestyle Plus x 2008 Griffe x Tracker 1.8 LTZ

    – Comparativo: HR-V LX x Renegade Sport 1.8 x 2008 1.6 x EcoSport 2.0 SE x Duster 2.0 Dynamique x Tucson 2.0 GLS

    – Teste: Honda HR-V EXL– Teste: Jeep Renegade Trailhawk 4×4

    – Teste: Ford EcoSport 1.6 Powershit

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.