Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mazda RX-VISION Concept tem visual cativante e motor rotativo

Mostrado em Tóquio, conceitual é visão de futuro da marca japonesa

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 10h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fabricantes

    Muito se falou sobre a novidade que a Mazda preparava para o Salão de Tóquio de 2015. Nesta quarta-feira (28), o mistério foi desfeito e a constatação é de que a espera valeu a pena. O RX-VISION Concept foi apresentado, trazendo um visual bastante interessante e, sob o capô, o motor SKYACTIV-R, com tecnologia rotativa.

    Publicidade

    Os fãs da Mazda sabem que a montadora é a grande referência quando o assunto é motor rotativo, também chamado de Wankel. Nele, ao invés de peças móveis como pistões, bielas e virabrequins, há apenas um conjunto de rotores. Na prática, é possível obter maior potência com menor deslocamento – o último rotativo da marca, o RX-8, aposentado em 2012, gerava 232 cavalos com apenas 1,3 litro.

    Publicidade
    mazda-rx-vision-concept-2.jpeg
    Continua após a publicidade

    Alguns dos modelos mais icônicos da fabricante japonesa, como o RX-7 e o RX-8 (além do carro de competição 787B), eram dotados desse tipo de propulsor. Agora, porém, o conceito foi integrado à tecnologia SKYACTIV, premiada mundialmente por sua eficiência no consumo de combustível (seja a gasolina, seja a diesel). Consumo e emissões, por sinal, sempre foram os pontos fracos dos Wankel.

    mazda-rx-vision-concept-3.jpeg

    De acordo com o comunicado da Mazda, a montadora jamais parou de desenvolver a tecnologia dos motores rotativos, e o SKYACTIV-R é a prova de que ela tem determinação para se adequar aos desafios das novas tecnologias. Apesar de tudo isso, não foram divulgadas especificações referentes ao bloco que equipa o carro-conceito.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    mazda-rx-vision-concept-4.jpeg

    Sobre o protótipo em si, é tratado como uma visão de futuro do design dos modelos esportivos com tração traseira da Mazda, com perspectiva efetiva de que se torne realidade. Sem se alongar, o comunicado menciona que a linguagem KODO, já utilizada na linha atual da marca, foi aplicada ao carro-conceito, o que inclui uma grade frontal generosa, capô ventilado, entradas de ar nos para-lamas, difusor traseiro e ponteira dupla de escapamento.

    VEJA MAIS– Mazda trabalha em novo motor rotativo– Mazda Skyactiv ganha prêmio Green Car Vision

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.