Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Limpador de faróis já foi fundamental em carros de luxo: veja 10 tipos

Nos anos 1970 e 1980, carros, principalmente de luxo, fabricados na Europa tinham limpadores de faróis para garantir a iluminação sob qualquer condição

Por Fábio Black
14 jul 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SAAB 99

    A sueca Saab, pioneira em diversas tecnologias automotivas (motor turbo, compressão variável) também foi a primeira a introduzir limpadores de faróis, no ano de 1970. Seu modelo era embutido na grade e uma haste atuava na horizontal empurrando o limpador, a partir da lateral do farol, onde havia também um esguicho para garantir a limpeza sob chuva, lama e neve. 

    Mercedes W124
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    MERCEDES-BENZ CLASSE E

    A lendária geração W124 (1984-96), que tem fama de indestrutível (Panzer), trazia limpadores de faróis. Eram simples como os usados no para-brisa e tinham atuação independente da dos irmãos maiores, varrendo um arco de 150º.  

    Volvo 240
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    VOLVO 240

    Famosa pela preocupação com a segurança, a Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos e adotou limpadores como aliados dos faróis, em 1974. Seu modelo de estreia era rudimentar: a haste mal se adaptava ao farol, ultrapassando os limites da lente.

    BMW e30
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    BMW E30 Série 3

    Faróis gêmeos, limpadores duplos. A BMW optou por utilizar apenas um eixo de comando, que movimenta as duas hastes ao mesmo tempo. As hastes em V, movem as palhetas. E as palhetas flexíveis se moldam às lentes dos faróis.

    Continua após a publicidade
    The FSO Polski Fiat 125p
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Lada Laika e FSO POLSKi

    Baseados no projeto italiano do Fiat 124 dos anos 1960, o russo Laika e o polonês Polski, nas versões produzidas 20 anos depois, eram equipados com limpadores que traziam uma solução diferente: suas palhetas giravam 360º ao redor dos faróis, e os lavadores partiam do para-choque.

    range Rover
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Range Rover 2001-2005

    A última geração do jipão de luxo inglês a ostentar limpadores de farol foi a L322. Os faróis foram desenhados de maneira que o limpador fizesse seu serviço com perfeição. Após essa geração, a marca aposentou os limpadores e introduziu os jatos de água, padrão utilizado até hoje.

    Jaguar XJS
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Jaguar XJ-S

    A Jaguar foi uma marca que não economizou no projeto e conseguiu ir além em seu sistema de limpadores de faróis. Em 1990, o Jaguar XJ-S vinha com limpadores de faróis que utilizavam hastes com sistema pantográfico, algo visto geralmente nos para-brisas de ônibus.

    Continua após a publicidade
    Renault fuego
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Renault Fuego

    Lançado em 1980, na Europa, o Renault Fuego também tinha opção de limpadores de faróis. O sistema da Renault era parecido com o da BMW E30, em que a palheta, independente da haste, era presa por um eixo central e passava livre, limpando o farol.

    datsun 100A
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Datsun 100A

    A Datsun apresentou a solução mais  inusitada de todos. Seu modelo compacto, o 100A, lançado em 1970, possuía limpador com o eixo centralizado no farol, e sua palheta, com o tamanho do raio do farol, girava 360º efetuando a limpeza.

    VOLVO S60
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Volvo S60

    A Volvo foi uma das últimas fabricantes a aposentar os limpadores de faróis. Mesmo utilizando o jato de água em diversos modelos, o S60 ficou até 2006 com opcional de limpador de farol. A Volvo justificava, pois o sistema possuía um ótimo funcionamento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.