SAAB 99
A sueca Saab, pioneira em diversas tecnologias automotivas (motor turbo, compressão variável) também foi a primeira a introduzir limpadores de faróis, no ano de 1970. Seu modelo era embutido na grade e uma haste atuava na horizontal empurrando o limpador, a partir da lateral do farol, onde havia também um esguicho para garantir a limpeza sob chuva, lama e neve.
MERCEDES-BENZ CLASSE E
A lendária geração W124 (1984-96), que tem fama de indestrutível (Panzer), trazia limpadores de faróis. Eram simples como os usados no para-brisa e tinham atuação independente da dos irmãos maiores, varrendo um arco de 150º.
VOLVO 240
Famosa pela preocupação com a segurança, a Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos e adotou limpadores como aliados dos faróis, em 1974. Seu modelo de estreia era rudimentar: a haste mal se adaptava ao farol, ultrapassando os limites da lente.
BMW E30 Série 3
Faróis gêmeos, limpadores duplos. A BMW optou por utilizar apenas um eixo de comando, que movimenta as duas hastes ao mesmo tempo. As hastes em V, movem as palhetas. E as palhetas flexíveis se moldam às lentes dos faróis.
Lada Laika e FSO POLSKi
Baseados no projeto italiano do Fiat 124 dos anos 1960, o russo Laika e o polonês Polski, nas versões produzidas 20 anos depois, eram equipados com limpadores que traziam uma solução diferente: suas palhetas giravam 360º ao redor dos faróis, e os lavadores partiam do para-choque.
Range Rover 2001-2005
A última geração do jipão de luxo inglês a ostentar limpadores de farol foi a L322. Os faróis foram desenhados de maneira que o limpador fizesse seu serviço com perfeição. Após essa geração, a marca aposentou os limpadores e introduziu os jatos de água, padrão utilizado até hoje.
Jaguar XJ-S
A Jaguar foi uma marca que não economizou no projeto e conseguiu ir além em seu sistema de limpadores de faróis. Em 1990, o Jaguar XJ-S vinha com limpadores de faróis que utilizavam hastes com sistema pantográfico, algo visto geralmente nos para-brisas de ônibus.
Renault Fuego
Lançado em 1980, na Europa, o Renault Fuego também tinha opção de limpadores de faróis. O sistema da Renault era parecido com o da BMW E30, em que a palheta, independente da haste, era presa por um eixo central e passava livre, limpando o farol.
Datsun 100A
A Datsun apresentou a solução mais inusitada de todos. Seu modelo compacto, o 100A, lançado em 1970, possuía limpador com o eixo centralizado no farol, e sua palheta, com o tamanho do raio do farol, girava 360º efetuando a limpeza.
Volvo S60
A Volvo foi uma das últimas fabricantes a aposentar os limpadores de faróis. Mesmo utilizando o jato de água em diversos modelos, o S60 ficou até 2006 com opcional de limpador de farol. A Volvo justificava, pois o sistema possuía um ótimo funcionamento.