Conforme já adiantamos por aqui, o VW Gol está com os dias contados no Brasil e tende a sair de linha no fim de 2022. Contudo, sua despedida da Argentina, onde foi líder de vendas por 17 anos, foi antecipada.
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Enquanto no Brasil há carros saindo de linha devido às normas de emissões do Proconve L7, na Argentina a virada do ano estabeleceu a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade (ESP) em todos os carros novos. No Brasil, a obrigatoriedade foi postergada para 2024 devido a pandemia.
A Volkswagen confirmou que o último lote do Gol terá 1.500 unidades e as mesmas serão desprovidas do equipamento de segurança. Elas só poderão ser comercializadas devido a um decreto que autorizou a venda de veículos sem ESP até acabarem os estoques das marcas.
Vendido na Argentina desde 1991, o Gol não oferece controle eletrônico de estabilidade (ESP) em nenhuma versão. Em mais de 30 anos, teve mais de 830.000 unidades vendidas no país vizinho, entre unidades com produção local (entre 1995 e 2003) e enviadas do Brasil.
Nos últimos tempos, o Gol vinha sendo vendido na Argentina em duas versões equipadas com o motor 1.6 8V de 101 cv a gasolina. Ele custa a partir de 2.154.100 pesos cerca de R$ 116.800 na conversão direta. Ele foi o quinto carro mais vendido da Argentina em 2021, com pouco mais de 15.000 unidades vendidas. O Voyage, porém, já havia sido retirado do país vizinho.
Inclusive, o motor 1.6 8V flex, com 104 cv, está saindo de linha no Brasil por não cumprir as normas de emissões.