Clique e assine por apenas 5,90/mês

Leve um Porsche 911 da polícia holandesa para casa

Viatura dos anos 70 foi restaurada e será leiloada em outubro

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 24 set 2015, 12h16
classicos

As frotas policiais do Oriente Médio são as mais invejadas do mundo. As autoridades de países como Dubai e Emirados Árabes Unidos contam com bólidos como Bugatti Veyron, Aston Martin One-77, BMW i8 e Nissan GT-R. Mas nenhum destes países patrulhava as ruas com tanto estilo nos anos 70 quanto a polícia holandesa e seu Porsche 911. E a melhor notícia é que você pode levá-lo para casa!

É verdade que o esportivo da Rijkspolitie era utilizado apenas por uma divisão especial, e a frota local também era composta por veículos mais comuns. Ao contrário do que você pode estar pensando, a escolha pelo 911 não foi pelo desempenho capaz de ajudar a perseguir meliantes nas estradas. O Porsche 911 Targa foi o eleito por permitir que um dos agentes (obviamente o passageiro) pudesse ficar de pé dentro do carro para orientar outros condutores. Foi a partir de 1962 que os policiais holandeses começaram a andar de Porsche, ainda com os clássicos 356 – e a fidelidade à marca continuou até meados dos anos 90.

911-policia-6.jpeg

Várias mudanças foram feitas para adaptar o 911 ao uso policial. Um alto-falante era instalado na traseira do veículo, um giroflex era afixado na coluna “B” e o banco traseiro dava lugar a uma caixa repleta de itens utilizados pela patrulha, incluindo algemas, luzes de emergência, bafômetro e placas de sinalização.

O exemplar que será leiloado foi entregue à polícia holandesa no fim de 1974 e era branco com interior em couro preto. Registros da Porsche revelam que o veículo tinha um motor 2.7 com seis cilindros em linha de 150 cv e alguns opcionais: espelho retrovisor do lado direito, barras estabilizadoras na frente e atrás, faróis auxiliares e luz de neblina.

911-policia-3.jpeg

Após anos de serviços prestados, o 911 foi vendido a um civil sem todos os acessórios. No entanto, neste ano o veículo foi completamente restaurado, tanto na parte mecânica quanto na estética – exatamente do jeito que era quanto servia à lei. Agora a casa de leilão Bonhams pretende leiloá-lo no dia 9 de outubro durante um evento realizado na Bélgica. A expectativa é arrecadar algo entre 95 mil e 145 mil euros. Que tal levar esta raridade para sua garagem?

Continua após a publicidade
Publicidade