Kia prepara seis lançamentos e fábrica no Brasil
Novos Cerato Hatch e Soul estão entre as novidades; planta depende do aval da Coreia do Sul
A Kia Motors do Brasil não pretende poupar esforços para recuperar o terreno perdido em 2012, quando viu suas vendas caírem mais de 20% pela chegada do novo IPI.
“Será um ano de retomada, no qual planejamos crescer ao menos 10%, com cerca de 45 mil carros vendidos. Estamos confiantes”, declarou José Luiz Gandini, presidente do grupo Gandini, representante da Kia no país.
Para atingir este objetivo, além dos novos Cerato e Sorento (que chega em maio), a Kia reserva seis lançamentos para os próximos meses. A marca vai trazer o Cadenza reestilizado em julho, o renovado Cerato Hatch em agosto, a nova Carens em setembro, o Optima reestilizado em outubro, o novo Cerato Koup em novembro e a nova geração do Soul no primeiro trimestre de 2014. Vale a pena lembrar também da chegada do sedã de luxo Quoris, apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo.
Mas a enxurrada de novidade não será a única cartada da Kia no mercado nacional. A montadora confirmou a intenção de erguer uma fábrica no Brasil, embora ainda não saiba nas mãos de quem ficará o controle da planta.
“Vamos ter uma fábrica no Brasil, podem ter certeza. Mas ainda não sabemos quando nem como ela será elaborada, seja por nosso próprio esforço, por ação dos coreanos ou por meio de uma joint-venture”, declarou Gandini.
O executivo ainda revelou que, se os planos de ter uma fábrica brasileira realmente forem aprovados, o estado de São Paulo é forte candidato a sediar a nova planta.