Japão ganhará postos para abastecer carros a hidrogênio
Veículos deste tipo serão lançados em 2015
Os futuros donos de carros movidos a célula de combustível contarão com novos postos de abastecimento no Japão. Segundo informações da agência de notícias AFP, o grupo de energia JX Holdings instalará vários postos de hidrogênio pelo país.
A JX criará no começo de outubro uma nova empresa chamada Eneos Suiso, que vai instalar e administrar os postos de hidrogênio autônomos ou ambulantes – estes últimos instalados em caminhões especiais. Além destes locais, outros pontos serão instalados ao lado de postos de gasolina já existentes da marca JX.
Os primeiros 19 postos serão abertos em Tóquio, na região central de Aichi e no sudoeste do país. O jornal japonês Nikkei estima que 40 postos de hidrogênio existirão até março de 2016, sendo que este número poderá subir para 100 antes de 2018.
A expansão do número de postos deste tipo de combustível foi tomada considerando a iminência do lançamento do primeiro carro da Toyota movido a célula de combustível. O modelo deve estrear no Japão em março de 2015 ao custo de 7 milhões de ienes, o equivalente a aproximadamente 43.800 reais. Até agora a Toyota só mostrou carros-conceitos equipados com este tipo de propulsão, como o FCV Concept. Sua arquirrival Honda também prepara o lançamento de modelo com esta tecnologia nos Estados Unidos e no Japão em 2015.