Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Peugeot 208 de luxo? Novo Lancia Ypsilon é elétrico e tem até SALA

Ressurgimento da Lancia será atualizando seu carro mais famoso, que será elétrico e com o mesmo DNA do Fiat Argo 2026

Por Lucas Parente
Atualizado em 3 fev 2024, 10h56 - Publicado em 3 fev 2024, 10h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A tradicional fabricante italiana Lancia ficou meio perdida na fusão que deu origem à Stellantis, mas vem encontrando seu rumo. Após muito tempo vendendo o velho Lancia Ypsilon, derivado do Fiat 500, apenas na Itália, agora a marca tem uma nova geração para seu compacto e ele marca o começo de uma nova fase para a empresa.

    Não bastasse tamanhos desafios, o novo Lancia Ypsilon já estreia como o primeiro carro elétrico da montadora italiana. Embora seu projeto seja conhecido, por aproveitar a mesma plataforma do Peugeot 208, do Opel Corsa e do Citroën C3, é muito mais sofisticado do que qualquer outro compacto da Stellantis.

    Lancia Ypsilon 2024
    (Lancia/Divulgação)

    Você pode reconhecer o formado da carroceria, das portas e o espaço da cabine, mas o visual é completamente diferente. Seus faróis ficam bem no meio do para-choque, enquanto as luzes de posição estão na borda do capô formando o “calice”, desenho marcante da grade dos antigos Lancia. O para-choque ainda tem tomadas de ar ativas, que só se abrem quando necessário.

    Compartilhe essa matéria via:

    A traseira tem lanternas redondas e separadas, uma faixa preta com o nome da marca ao meio e alguns detalhes na parte inferior do para-choque. É um desenho que, no mínimo, tem muita personalidade.

    Continua após a publicidade
    Lancia Ypsilon 2024
    (Lancia/Divulgação)

    Na lateral, pode-se observar um caimento cupê, rodas de liga leve e sua cor semelhante a um azul metálico. Vale dizer que o carro das fotos é da série especial limitada Cassina, que terá produção limitada a 1.906 unidades (ano de fundação da Lancia), em parceria com a designer de interiores italiana Cassina.

    Lancia Ypsilon 2024
    (Lancia/Divulgação)

    O interior também teve duas fotos divulgadas. Nelas, há tela central bem grande quadro de instrumentos digital, bancos na mesma tonalidade da carroceria e um console central preto onde está a base de carregamento sem fio para smartphones.

    Continua após a publicidade

    O novo Ypsilon também é o primeiro carro com o sistema Lancia SALA (Sound Air Light Augmentation), composto pela central multimídia e pelo quadro de instumentos digital que têm uma inteligência artificial embarcada capaz de processar os comandos dos passageiros. Esse sistema estará nos próximos Lancia: a nova geração do Gamma, como crossover, e o novo hatch Delta.

    Lancia-Ypsilon-(02)
    (Lancia/Divulgação)

    Os detalhes da motorização elétrica não foram divulgados, mas já mas sabemos que o novo Ypsilon terá 156 cv e bateria de 54 kWh com alcance de aproximadamente 400 km. Meses depois do lançamento o compacto ganhará versões híbridas leves, baseadas em versões do motor três cilindros 1.2 de 136 cv e 100 cv.

    Continua após a publicidade

    Tudo, porém, deve ser revelado em 14 de fevereiro, quando haverá a grande apresentação oficial.

     

    Lancia Ypsilon 2024
    (Lancia/Divulgação)

    Base do Fiat Argo 2026 nacional

    O modelo é feito sobre a plataforma CMP dos Peugeot 208 e Citroën C3, que recentemente deu vida ao novo Jeep Avenger, é amplamente utilizada pela Peugeot e servirá à Opel também. São veículos compactos, quase gêmeos entre si no que tange além das aparências. E a próxima geração do Fiat Argo será um desses.

    Continua após a publicidade
    Lancia-Ypsilon-(03)
    (Lancia/Divulgação)

    Por volta de 2025 ou 2026, o hatch brasileiro se transformará profundamente. À base da CMP, ganhará visual cujas dicas já estão no novo Ypsilon, com mais “jeitão” de SUV ainda que seja um compacto. Outras soluções, como as maçanetas embutidas na coluna C, podem ser aproveitadas.

    Lancia-Ypsilon-(04)
    (Lancia/Divulgação)

    O nosso Argo será quase um gêmeo do novo Fiat Panda, mas aproveitará o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, sendo pelo menos um híbrido leve. Não se surpreenda se porções estruturais como as caixas de rodas, colunas e capô do novo Lancia seja repetidos no modelo feito em Betim (MG). Graças a um ladrão atrapalhado, haverá um dejà vu bem francês.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.