Hyundai passa Volkswagen em vendas nas duas primeiras semanas de junho
Números parciais de junho apontam a marca corena como a terceira mais vendida. HB20 hatch e sedã venderam o mesmo que Gol, Fox, Saveiro, Up e Voyage juntos
A Hyundai chegou (pelo menos momentaneamente) ao posto de terceira marca mais vendida no país, superando a Volkswagen. Os números são da contagem parcial de junho, segundo dados de emplacamentos registrados pela Agência Auto Informe. Em outubro de 2015, a marca coreana já havia deixado a Ford para trás, consolidando-se como a quarta montadora que mais vende no Brasil.
Leia mais:
>> Comparativo dos 1.0: Palio x Gol x Onix x Ka x HB20
>> Impressões: a injeção de ânimo do novo HB20 1.0 Turbo
>> Mesmo obsoleto, Tucson é o 5° SUV mais vendido de 2016
>> Hyundai-CAOA perde ação e terá que dar Veloster 0 km para consumidor enganado
Até o dia 13 de junho, a coreana havia comercializado 7.178 unidades, com 11,4% de participação, enquanto a Volkswagen obteve 10,5% de participação no mercado, com emplacamento de 6.593 carros. Com o HB20 em segundo lugar e o HB20S pela primeira vez entre os dez modelos mais vendidos, a Hyundai soma 5.752 unidades da linha HB20 nos primeiros nove dias úteis do mês. Esse número é praticamente igual à soma dos cinco carros mais vendidos da concorrente: Gol, Fox, Up, Saveiro e Voyage agregaram, juntos, 5,8 mil unidades. No fechamento da quinzena (15 de junho) a Volkswagen retomou o terceiro lugar com venda de 8.769 unidades contra 8.668 exemplares da rival corenana.
“Ainda é prematuro concluir que a Hyundai já é a terceira marca do país, mas se esse cenário se consolidar em dois meses, essa conquista não deve-se apenas ao sucesso do HB20, mas também a um pós-venda forte e que já é referência em nosso mercado”, diz o consultor automotivo, Paulo Garbossa. Segundo estudo da J.D Power em 2016, o Sales Satisfaction Index, a Hyundai possui a segunda melhor avaliação de pós-venda no país.