Hyundai entra no “clube do milhão” com fábrica de Piracicaba
Montadoras estão chegando mais rápido ao carro nº 1.000.000
Carros são montados no Brasil desde a virada do século passado, mas só em 1956, com a inauguração da fábrica da DKW-
-Vemag, o país começou, de fato, a ter uma indústria automotiva. E, com ela, marcos históricos.
O principal deles é a produção do milionésimo automóvel. E nunca antes na história do Brasil um fabricante alcançou esse índice tão rápido quanto a Hyundai.
A unidade de Piracicaba (SP) produziu seu modelo de sete dígitos somente cinco anos e dez meses após a inauguração da fábrica, responsável pela produção da família HB20 e Creta.
A dupla, inclusive, recebeu uma série especial alusiva à marca.
Até então o recorde era da unidade da Ford em Camaçari (BA), com seis anos cravados.
Conta a favor da sul-coreana o fato de a fábrica já ter nascido com alto grau de automação e ser responsável pela produção de carros de alto volume.
Bem menos automatizada era a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), a primeira a chegar ao sétimo dígito.
A unidade de 1959 levou rápidos 11 anos para produzir o milionésimo carro – que foi, sem surpresa, um Sedan (Fusca) 1300.
Pena que, na época, esse recorde não era tão valorizado. Há poucos registros sobre o milionésimo Volkswagen, enquanto a GM não soube afirmar com certeza qual versão do Chevrolet Opala foi responsável por chegar à marca de 1 milhão.
Tempos em que nem toda efeméride era celebrada como deveria.