Hyundai entra no “clube do milhão” com fábrica de Piracicaba

Montadoras estão chegando mais rápido ao carro nº 1.000.000

A unidade de Piracicaba da Hyundai superou o recorde da Ford (Camaçari) por dois meses

A unidade de Piracicaba da Hyundai superou o recorde da Ford (Camaçari) por dois meses (Divulgação/Hyundai)

Carros são montados no Brasil desde a virada do século passado, mas só em 1956, com a inauguração da fábrica da DKW-
-Vemag, o país começou, de fato, a ter uma indústria automotiva. E, com ela, marcos históricos.

O principal deles é a produção do milionésimo automóvel. E nunca antes na história do Brasil um fabricante alcançou esse índice tão rápido quanto a Hyundai.

A Ford já produziu mais de 3 milhões de carros na Bahia

A Ford já produziu mais de 3 milhões de carros na Bahia (Divulgação/Ford)

A unidade de Piracicaba (SP) produziu seu modelo de sete dígitos somente cinco anos e dez meses após a inauguração da fábrica, responsável pela produção da família HB20 e Creta.

A dupla, inclusive, recebeu uma série especial alusiva à marca.

Um Mégane foi o milionésimo Renault fabricado no Brasil

Um Mégane foi o milionésimo Renault fabricado no Brasil (Divulgação/Renault)

Até então o recorde era da unidade da Ford em Camaçari (BA), com seis anos cravados.

Conta a favor da sul-coreana o fato de a fábrica já ter nascido com alto grau de automação e ser responsável pela produção de carros de alto volume.

A primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha levou 11 anos para atingir a marca de 1 milhão

A primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha levou 11 anos para atingir a marca de 1 milhão (Divulgação/Volkswagen)

Bem menos automatizada era a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), a primeira a chegar ao sétimo dígito.

A unidade de 1959 levou rápidos 11 anos para produzir o milionésimo carro – que foi, sem surpresa, um Sedan (Fusca) 1300.

 (Divulgação/Fábio Paiva/Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Pena que, na época, esse recorde não era tão valorizado. Há poucos registros sobre o milionésimo Volkswagen, enquanto a GM não soube afirmar com certeza qual versão do Chevrolet Opala foi responsável por chegar à marca de 1 milhão.

Tempos em que nem toda efeméride era celebrada como deveria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s