Com o desenvolvimento liderado por ninguém menos que Albert Biermann, vindo da aclamada BMW Motorsport, a divisão esportiva da Hyundai teve seus primeiros modelos anunciados pelo vice-presidente da N, Woong-Chul Yang. Como esperado, o primeiro Hyundai N será o i30 N, com lançamento programado para 2017.
Apesar de ser constantemente flagrado em testes no circuito de Nürburgring, na Alemanha, o i30 esportivo só se tornará realidade quando a nova geração do hatch for apresentada. Com isso, não deve chegar antes de 2017. O modelo será mais um concorrente direto de Volkswagen Golf GTI e Ford Focus ST, possivelmente equipado com motor 2.0 turbo de 300 cv e 39,1 mkgf de torque. Diferentemente do que era esperado, o i30 N deverá ser equipado com tração dianteira.
O segundo modelo, assim como o terceiro, não deverá ser apresentado antes de 2020. Este será uma variante esportiva do G70, futuro sedã de entrada da nova marca de luxo da Hyundai, a Genesis. As especificações ainda são desconhecidas, com exceção da tração integral de série, mas o modelo deverá ter números próximos do atual BMW M3: mais de 400 cv de potência. O terceiro modelo foi revelado apenas como “o terceiro integrante”, mas especulações apontam para um cupê esportivo que fará as vezes de sucessor do atual Veloster.
Ao contrário do que se possa pensar, a letra N da divisão esportiva não teve qualquer inspiração na M, da BMW. O nome reúne ao menos três fatores inspiradores. O primeiro está Namyang, local onde a marca desenvolve seus esportivos. O segundo vem de Nürburgring, o famoso circuito alemão, onde são feitos os testes de desempenho. O terceiro vem das Chicane, sequências de curvas que formam a letra N, sempre vindas logo após longas retas.