Clique e assine com até 75% de desconto

Hyundai confirma três modelos para a divisão esportiva N

O primeiro a chegar (em 2017) será o i30 N, concorrente de Golf GTI e Focus ST. Um sedã e um cupê deverão ser apresentados após 2020.

Por Guilherme Fontana Atualizado em 23 nov 2016, 20h27 - Publicado em 19 jan 2016, 14h16
hyundai-n-2025-vision-gran-turismo-conceito
Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo

Com o desenvolvimento liderado por ninguém menos que Albert Biermann, vindo da aclamada BMW Motorsport, a divisão esportiva da Hyundai teve seus primeiros modelos anunciados pelo vice-presidente da N, Woong-Chul Yang. Como esperado, o primeiro Hyundai N será o i30 N, com lançamento programado para 2017.

Apesar de ser constantemente flagrado em testes no circuito de Nürburgring, na Alemanha, o i30 esportivo só se tornará realidade quando a nova geração do hatch for apresentada. Com isso, não deve chegar antes de 2017. O modelo será mais um concorrente direto de Volkswagen Golf GTI e Ford Focus ST, possivelmente equipado com motor 2.0 turbo de 300 cv e 39,1 mkgf de torque. Diferentemente do que era esperado, o i30 N deverá ser equipado com tração dianteira.

O segundo modelo, assim como o terceiro, não deverá ser apresentado antes de 2020. Este será uma variante esportiva do G70, futuro sedã de entrada da nova marca de luxo da Hyundai, a Genesis. As especificações ainda são desconhecidas, com exceção da tração integral de série, mas o modelo deverá ter números próximos do atual BMW M3: mais de 400 cv de potência. O terceiro modelo foi revelado apenas como “o terceiro integrante”, mas especulações apontam para um cupê esportivo que fará as vezes de sucessor do atual Veloster. 

hyundai-rm15-conceito
Hyundai RM15

Ao contrário do que se possa pensar, a letra N da divisão esportiva não teve qualquer inspiração na M, da BMW. O nome reúne ao menos três fatores inspiradores. O primeiro está Namyang, local onde a marca desenvolve seus esportivos. O segundo vem de Nürburgring, o famoso circuito alemão, onde são feitos os testes de desempenho. O terceiro vem das Chicane, sequências de curvas que formam a letra N, sempre vindas logo após longas retas.

Continua após a publicidade
Publicidade