Forte no segmento de SUVs, a Hyundai deve começar a investir também nas picapes. É o que se pode deduzir das declarações dadas por Dave Zuchowski, presidente da marca nos EUA, durante o Salão de Detroit. “Estamos aguardando mais por um anúncio oficial do que por aprovação”, disse ele à jornalistas australianos a respeito da Santa Cruz, um conceito exibido exatamente um ano atrás, na edição passada do principal Salão americano.
Em sua forma de protótipo, a Santa Cruz foi baseada na plataforma atual do Tucson (aqui no Brasil chamado de ix35). Com porte médio e cinco lugares, ela se diferencia pela proposta mais urbana, com design ousado onde se destacam o perfil baixo do teto e as portas traseiras com abertura invertida. Está previsto também um extensor da caçamba, para o transporte eventual de cargas mais compridas como motocicletas e jet-skis.
A pegada menos lameira e mais focada no estilo de vida das cidades parece vir de encontro às demandas de dois mercados em especial: o australiano (onde as chamadas Ute são uma tradição) e o da América Latina (como no Brasil, onde Fiat Toro e Duster Oroch seriam picapes equivalentes).
Em sua apresentação, no ano passado, a Hyundai divulgou que o conceito era equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros turbodiesel, com 190 cavalos e 41,4 mkgf de torque, acoplado a uma tração integral (provavelmente opcional). A marca coreana diz que a Santa Cruz terá características de condução de um veículo de passeio, sem perder a capacidade de enfrentar trechos off-road.
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