Um dos mais aguardados modelos do mercado automotivo brasileiro em 2015 acaba de ser lançado oficialmente. A Honda traz o utilitário esportivo compacto HR-V ao País para chacoalhar um segmento historicamente dominado pelo Ford EcoSport, mas que se encontra em franca expansão. A marca, inclusive, aposta que o HR-V pode se tornar seu modelo mais vendido em breve.
Segundo a Honda, a carroceria combina a “esportividade de um cupê” com a “versatilidade de uma minivan”. Bastante arrojada, ela conta com LEDs nas lanternas e luzes de freios traseiras. As versões EX e EXL, por sinal, trazem luzes indicadoras de direção nos retrovisores. A primeira também oferece retrovisores com rebatimento elétrico, além da função TiltDown, que se ajusta automaticamente quando a marcha ré é engatada.
A esportividade também está presente na cabine, cujo console elevado e os ajustes de altura da coluna de direção, assim como do banco do motorista, transmitem a sensação de cockpit. Em termos de capacidade de carga, o porta-malas do HR-V comporta até 437 litros, podendo chegar a 1.010 litros com o banco traseiro rebatido. O SUV, aliás, traz o prático sistema modular de bancos ULT, facilitando o transporte de objetos longos e altos. Vale lembrar que a versão EXL conta com bancos em couro, ar-condicionado digital e monitor touch screen de sete polegadas com sistema multimídia.
Dentre as principais funcionalidades estão: Sistema HFT (Hands Free Telephone), que permite ao motorista atender chamadas sem tirar as mãos do volante; sistema Brake Hold, indicado para saídas em pisos inclinados; controle de tração e estabilidade; sistema auxílio de direção; assistente de partida em rampa, entre outros.
Em todas as versões, o HR-V é equipado com motor 1.8 V-TEC flexível, oferecendo 140 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 139 cv se municiado com etanol, sem tanquinho auxiliar para partida a frio. Apenas a versão de entrada LX traz câmbio manual, de seis velocidades. A própria LX, a EX e a EXL recebem transmissão CVT de sete velocidades, sendo que a de topo de linha traz borboletas para troca de marchas.
A marca ainda oferece um pacote de personalização com até 30 itens, como grade dianteira cromada, pedais esportivos, suporte para bicicletas, dentre outros. Para a versão LX manual, estão presentes rodas de 17 polegadas com calota; para as demais, as rodas são de liga-leve. A Honda prevê o seguinte mix de vendas para cada versão:
LX Manual – R$ 69.900 (1% das vendas)
LX CVT – R$ 75.400 (11% das vendas)
EX CVT – R$ 80.400 (42% das vendas)
EXL CVT – R$ 88.700 (46% das vendas)
Impressões ao Dirigir:
QUATRO RODAS participou de um longo test-drive realizado entre os estados do Distrito Federal e Goiás com as versões EXL e LX, ambas com câmbio CVT. O HR-V mostrou um comportamento bastante seguro tanto na estrada quanto na cidade, inclusive nas curvas – algo pouco comum para um SUV, que naturalmente deixa a carroceria “rolar” mais alto por ter centro de gravidade mais elevado. A transmissão CVT é eficiente em várias situações, respondendo rapidamente quando solicitada – a Honda não disponibilizou unidades equipadas com câmbio manual de seis marchas. Apesar de não ter marchas, a caixa do HR-V simula trocas sequenciais por borboletas atrás do volante e tem até um modo “Sport”. O motor 1.8 VTEC Flex é o mesmo do Civic, mas uma nova calibragem da central eletrônica fez a potência ser maior com gasolina (140 cv) do que com etanol (139 cv).
O interior oferece bom espaço para cabeça e pernas dos ocupantes, inclusive no banco traseiro. Surpreende o nível de acabamento, mais parecido com o Civic do que o City em termos de qualidade de construção. O painel é revestido por um material emborrachado e o interior tem couro ecológico no console central e nas portas. O condutor tem todos os comandos ao alcance das mãos, sendo que a alavanca do câmbio fica em uma posição mais elevada graças a um console central que “separa” motorista e passageiro na frente.
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