Honda apresenta novo Civic Coupé em Los Angeles
Com carroceria mais curta e baixa, modelo deverá servir de base para versões mais esportivas
A décima geração do Honda Civic acaba de ganhar uma carroceria cupê. Exibido pela primeira vez no Salão de Los Angeles durante a abertura para a imprensa, o Civic Coupé traz, das colunas dianteiras para trás, um design mais fluído e esportivo que a versão sedã, apresentada dois meses atrás.
Como no sedã, a plataforma tem entre-eixos 7 centímetros maior e é 5 centímetros mais larga, o que gera um aumento do espaço interno – principalmente no banco traseiro. Diferente do sedã, porém, o cupê possui teto 3 centímetros mais baixo e carroceria 14 centímetros mais curta. A posição de dirigir é mais baixa, e a Honda afirma que ambas as versões serão mais leves que os Civic atuais.
A linha do teto possui caimento acentuado a partir dos bancos dianteiros, culminando na nova traseira. O resultado é aparentemente mais natural e transmite maior leveza que o sedã, cujas formas já remetiam a um design fastback. Atrás, as lanternas em forma de L agora formam um arco superior completo (diferente do sedã, onde o arco é incompleto), logo abaixo do pequeno aerofólio – um opcional que provavelmente virá de série nas versões realmente esportivas.
Conforme já havia sido divulgado, a décima geração do Civic terá duas opções de motores: o 2.0 aspirado i-VTEC com 160 cavalos e 19 mkgf e o novo 1.5 turbinado com 176 cavalos e 22,4 mkgf. Ambos terão o câmbio CVT como opção principal de transmissão – um câmbio manual de seis marchas será oferecido para as versões de entrada 2.0 desde o início, e pode ser disponibilizada para o 1.5 no futuro.
No interior, as novas atrações são o freio de mão elétrico, o novo painel com tela colorida no centro e duas telas secundárias nas laterais (abandonando o arranjo de dois níveis da geração atual) e uma tela de sete polegadas para o sistema de áudio e navegação, com plena conectividade para smartphones Android e Apple.
Em Los Angeles, o Coupé foi apresentado na versão EXL. Modelos mais esportivos como o Si e o desejado Type R devem estar a caminho. A Honda já havia divulgado que o preço do sedã deve variar de US$ 19 475 (LX 2.0) a US$ 27 335 (Touring 1.5 turbo) nos Estados Unidos. No Brasil, a expectativa é de que o sedã chegue em 2016 com o novo motor 1.5 – a importação ou fabricação do cupê ainda não foi confirmada.