Caríssimo e com um enorme – e complexo – motor W16 8.0 com quatro turbos, o Bugatti Chiron é um alvo que todos os superesportivos do mundo querem abater.
O Koenigsegg já conseguiu bater seu recorde de aceleração de zero a 400 km/h e frenagem total. Agora o Hennessey Venon F5 quer superar os dois.
Criado no Texas, nos Estados Unidos, o Venon F5 também é bastante purista. Não tem nada de tenologia híbrida ou sistemas eletrônicos muito sofisticados. Depende totalmente de um motor V8 com 1.600 cv e, mesmo assim, promete velocidade máxima de 484 km/h.
Ou seja: ele seria mais rápido do que o helicóptero mais veloz do mundo, o Eurocopter X³, que não passa dos 472 km/h. E, claro, o carro mais rápido do mundo. Enquanto a Bugatti diz que o Chiron tem velocidade máxima limitada a 420 km/h por causa dos pneus.
O dono da mágica é o motor V8 7.4 twin-turbo todo de alumínio, que gera 1.600 cv e 179,7 mkgf de torque. Toda essa força passa por um câmbio sequencial de sete marchas antes de ser enviada para as rodas traseiras.
A Hennessey oferecerá câmbio manual de seis marchas como opcional, mas desde já adverte que será um desafio e tanto domar o Venom F5 com pedal de embreagem.
Com apenas 1.338 kg e design pensando para ser eficiente do ponto de vista aerodinâmico, o Venom F5 não teve seu número de zero a 100 km/h divulgado. Mas a Hennessey garantiu um 0-300 km/h em menos de 10 segundos, ou seja, antes que um VW Up! TSI alcance os 100 km/h.
Mas o comprador de um superesportivo desses quer ir além. Pois bem: o F5 precisará de menos de 20 segundos para ultrapassar os 400 km/h. E já colocando lenha na fogueira, a empresa texana afirma que o -400-0 km/h será cumprido em menso de 30 s, ou seja, antes dos Koenigsegg e Bugatti – que brigam na casa dos 30 s.