GWM anuncia Wey e Tank para 2025, série especial do Ora 03 e caminhões a hidrogênio
Além da introdução das novas marcas, a montadora também pretende desenvolver híbridos flex e introduzir sua linha de caminhões movidos a hidrogênio no Brasil
No Festival Interlagos, a GWM apresentou quais serão os seus próximos passos no Brasil. Além do lançamento das novas linhas Wey e Tank, a chinesa também revelou os planos para a sua fábrica em Iracemápolis e até a introdução de veículos a hidrogênio.
Para a nova planta, a chinesa anunciou que iniciará a produção no primeiro semestre de 2025. A fábrica do interior paulista também terá um centro de pesquisa e desenvolvimento que, de acordo com a montadora, focará primeiro em aperfeiçoar seus sistemas híbridos, desenvolvendo motores flex.
Há ainda o projeto para a introdução de veículos a hidrogênio, mas os automóveis ficarão em segundo plano: a prioridade será dos veículos de carga. Primeiro, a GWM introduzirá — ainda esse ano — um caminhão de grande porte movido a hidrogênio, seguido por um modelo médio e um veículo de carga urbano.
Mas para que os processos possam ser adiantados, a GWM ainda espera algumas habilitações do projeto Mover do Governo Federal. A princípio, a produção será de 10.000 unidades, mas a promessa é de uma “expansão rápida” para 50.000.
Além das linhas de produção propriamente ditas, a GMW pretende criar um ecossistema de produção. Atualmente, as fábricas de baterias da montadora estão todas na China, por isso, a intenção é passar a produzi-las no Brasil, seja usando estrutura própria ou mesmo através de parcerias com empresas locais.
A fabricante chinesa também está envolvida com projetos sociais, entre eles uma parceria com o Senai para capacitação de profissionais.
Novos lançamentos
O primeiro da lista é um modelo que já conhecemos, mas com uma “roupagem” diferente. Em parceria com a marca de roupas Approve, a GWM está lançando a nova série limitada do Ora 03 GT, com o mesmo nome da grife.
O elétrico ganha a nova cor cinza Zenit, com acabamento fosco, além de logos da Approve espalhados pelas laterais da carroceria e acabamento interno. O pacote de equipamentos é o mesmo da versão GT comum, ou seja, terá bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação, massagem e memória no assento do motorista, painel digital e central multimídia de 10,25 polegadas, câmeras de 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro e recursos ADAS, como alerta de saída de faixa, frenagem autônoma, entre outros.
O conjunto mecânico também não muda, trazendo motor elétrico dianteiro de 171 cv e 25,5 kgfm. A bateria tem 63 kWh com alcance de 319 km, segundo o Inmetro.
O Ora 03 GT Approve já estará à venda a partir de amanhã (9) pelo preço de R$ 189.000. Quem comprá-lo, também levará para a casa cinco peças exclusivas da marca de streetwear: uma jaqueta college especial, uma mala de viagem, um boné, um squeeze térmico e óculos de sol. Nenhuma delas estará disponível para compra.
Há também a chegada da novo Wey 07, carro-chefe da marca de SUVs Premium que estreia no Brasil.
Com espaço para seis ocupantes em esquema 2+2+2, o 07 chega no segundo semestre de 2025 e tem como foco o segmento de alto padrão do mercado. Por dentro, ele tem acabamento em couro Premium, madeira e aço escovado. Há também telas de alta resolução, som surround e pacote ADAS completo.
O conjunto mecânico é composto por um motor 2.0 turbo a gasolina, unido a dois motores elétricos. Juntos, eles entregam 517 cv de potência e 94 kgfm de torque.
A outra novidade também é um SUV PHEV, mas com foco no off-road. O Tank 300 é um jipão com aparência robusta e mais clássica. Apesar disso, ele não deixa o conforto de lado e entrega um acabamento com materais de alta qualidade.
Como de costume, há equipamentos de assistência a condução, mas seu foco é no fora de estrado. Por isso, o Tank 300 traz modos de condução para lama, areia e rochas, além de ângulo de entrada/saída de 32º/33º, tração 4X4, 222 mm de altura em relação ao solo e capacidade de subir inclinações de até 60%.
Sob o capô, também há um 2.0 turbo a gasolina, mas que entrega 480 cv e cerca de 70 kgfm com o auxílio de um motor elétrico. O câmbio tem 9 velocidade e, apesar da vocação off-road, o Tank 300 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 s.
Ainda sem preço, o Tank 300 PHEV está em fase de homologação e a montadora espera que seu lançamento seja feito ainda no primeiro semestre de 2025.