Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

GM deixará de produzir Classic em São José dos Campos (SP)

Produção do modelo teria ficado economicamente e financeiramente inviável

Por redação Atualizado em 9 nov 2016, 12h39 - Publicado em 18 ago 2013, 19h10
fabricantes

Classic deixará de ser produzido na fábrica da General Motors de São José dos Campos (SP). O fim da produção do modelo, antes previsto para o fim de 2013, foi antecipado, pois teria ficado “economicamente e financeiramente inviável” para a GM, segundo afirmou Luiz Moan, diretor de assuntos institucionais da fabricante. Até meados de junho eram produzidos em média 150 Classic por dia.

Desta maneira, a GM aguarda a entrada de aproximadamente 850 funcionários em um Programa de Demissão Voluntária (PDV), ou então serão dispensados recebendo apenas indenizações previstas em lei.

A linha, última que produz automóveis no complexo do Vale do Paraíba, está parada desde 22 de julho devido às férias coletivas concedidas pela empresa aos funcionários, além de licença remunerada estendida até dia 30 de agosto, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Nesse período 178 trabalhadores aderiram ao PDV.

“A GM está rasgando um acordo feito em janeiro, exaustivamente negociado entre as partes, na presença de representantes da Prefeitura e dos governos do Estado e Federal”, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá. “Vamos avaliar se recorremos à Justiça, mas na quarta-feira (21) faremos assembleia que definirá novos protestos.”

O Classic também é produzido em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina, vendendo em média 10 mil unidades por mês no Brasil.

Continua após a publicidade
Publicidade